segunda-feira, 25 de julho de 2011

Câmara Municipal de SP será reformada: Certificação LEED?


Atualizado em sexta-feira, 22 de julho de 2011 - 22h50

Câmara Municipal de SP será reformada

Reforma deve começar em cerca de 60 dias e visa, entre outros fatores, atrair população; custo estimado é de R$ 9 milhões


Recentemente, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo autorizou a abertura de licitação para contratar uma empresa para reformar e ampliar o pavimento térreo do Palácio Anchieta. Segundo a Câmara, as intervenções têm o objetivo de promover o melhor aproveitamento do espaço.

O arquiteto José Carlos Gomes Alves, da Secretaria de Infraestrutura da Câmara, explica que o prédio, construído na década de 1960, tinha cerca de 20 vereadores na época da construção e, atualmente, conta com 65. Além disso, "o legislativo recebe muito mais atividades do que antes, por isso, a necessidade de aumentar proporcionalmente o local para a participação do cidadão”, completa.

O custo estimado das obras, segundo o arquiteto, é de R$ 9 milhões, que serão financiados pelo orçamento da Câmara. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, as principais mudanças programadas são o fechamento do Auditório Freitas Nobre, que atualmente é aberto, e a transferência da biblioteca — hoje instalada no segundo andar — para o térreo.

Com as mudanças, a biblioteca vai receber todo o acervo da Câmara. “Será maior e mais completa”, diz. “O auditório será fechado com painéis móveis e terá as instalações melhoradas, para receber eventos, como reuniões e outros projetos artísticos”, completa o Alves. Dentre os eventos, a Câmara planeja exibir filmes e espetáculos.

A obra no Palácio Anchieta será sustentável.  O “setor [de Infraestrutura] está estudando um projeto de retrofit (modernização) radical, pensando em uma eventual certificação do prédio”, comenta o arquiteto. “A rigor, o que a gente está pensando é submeter o projeto à certificação Leed”. A ideia de sustentabilidade deve atingir “tanto desempenho do edifício, com tecnologia verde, como também conforto dos ambientes”, explica Alves.

A certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design® - Liderança em Energia e Design Ambiental) é uma classificação internacional de sustentabilidade que se baseia em cinco critérios: materiais e recursos, energia e atmosfera, espaço sustentável, qualidade ambiental interna e uso racional da água.

Para o vereador Gilberto Natalini (sem partido), presidente da comissão, a Câmara estará "fazendo história" ao colocar o projeto em prática.

A reforma da Câmara ainda não tem prazo exato para início, “porque depende da publicação da licitação e da licitação dar certo, mas acreditamos que em torno de 60 dias ou um pouco mais”, afirma. Depois disto, as obras devem ser finalizadas em um prazo de oito a 12 meses.