Brasília e Canberra tornam-se cidades irmãs
Igualmente planejadas para serem capitais, Brasília e Canberra (Austrália) têm diversos pontos em comum. Ambas foram erguidas seguindo o conceito de "cidade-parque", surgido no século 19. Os planos privilegiam a convivência harmoniosa das atividades urbanas com parques e áreas verdes.
A visita ao país pela 2º vez resultou ao secretário Cassio Taniguchi uma troca de experiências com o governo do local. Segundo ele, Canberra tem características muito semelhantes com Brasília, não somente no planejamento. “A cidade teve um crescimento espalhado, tal como a capital de nosso país e hoje tem dificuldades no deslocamento das pessoas. O transporte público não atende a todos”, disse. “Há diversos locais valorizados no centro da cidade destinados a estacionamentos. Isso demonstra a não-preocupação com o sistema de transporte de massa”, acrescentou.
Taniguchi ministrou algumas palestras em Canberra e também em Melbourne, que têm características bem diferentes. O secretário debateu o planejamento sustentável, uso do solo, além do conceito de “cidade parque”, que é uma idéia defendida pelo poder público no país.
Outro ponto que entrou na pauta das palestras foi o transporte público. Taniguchi mostrou o exemplo de Curitiba (PR) e enumerou algumas sugestões de planejamento, como adensamento ao longo dos eixos de transporte — essenciais para viabilizar os projetos nesta área. “O planejamento para otimizar o transporte do Distrito Federal está passando pelos mesmos moldes”, observou o secretário.
Meio ambiente: foco mundial
As construções verdes em Melbourne também impressionaram. A sede do governo, inaugurada em 2006, traz alta tecnologia no assunto como reuso da água de esgoto que é aplicada no resfriamento do prédio, entre outras técnicas auto-sustentáveis.
A exemplo da cidade australiana, o novo Centro Administrativo do Distrito Federal seguirá o modelo de sustentabilidade, seguindo propostas do secretário Taniguchi. Também é do parlamentar a idéia da construção do primeiro bairro verde do país. O Noroeste será construído em Brasília e será feito com conceito ambiental.
Taniguchi esteve na Austrália entre 25 de julho e 03 de agosto. A convite da Universidade de Melbourne, o secretário discursou para uma platéia com mais de 400 palestrantes, entre representantes do governo, alunos e especialistas em planejamento urbano. O debate foi sobre o planejamento urbano com visões estratégicas para o período entre 2020 e 2030.