terça-feira, 15 de março de 2011

Prédios Sustentáveis: Parceria quer difundir selo de construções verdes no Brasil

Prédios Sustentáveis: Parceria quer difundir selo de construções verdes no Brasil


Fonte: http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=meio_ambiente&cod=1976


por Blog do Planeta



(14/03/2011 09:28)



Uma parceria de duas instituições de construção verde no Brasil vai tentar popularizar no País a certificação LEED (Leadership in Energy and Evironmental Design), o selo de garantia de sustentabilidade em edificações mais reconhecido no mundo.



A Associação Telhado Verde (ATV Brasil) e o Green Building Council (GBC Brasil) firmaram acordo que prevê uma adaptação dos critérios do LEED à realidade sócio-ambiental brasileira. Também é esperada uma participação ativa da ATV nas construções sustentáveis no Brasil.



Marcos Casado, presidente da GBC Brasil, que cadastra e audita os empreendimentos que desejam o selo LEED, explica que “para obter a certificação, o projeto recebe pontos de acordo com as características da construção”. A que mais vale é o telhado verde: “Nenhuma ação sozinha pontua tanto na certificação”, complementa o presidente da ATV, João Manuel Feijó.





Divulgação



Complexo comercial Rochaverá, em São Paulo, que possui certificação LEED Gold.

Telhados verdes consistem na instalação de uma cobertura vegetal no topo das edificações, que ajudam a melhorar a qualidade do ar da cidade, capturar CO2 da atmosfera, aprimorar a climatização do prédio, a drenagem de águas de chuvas e a biodiversidade urbana, entre outros benefícios.



A LEED foi criada em 1998 pelo GBC norte-americano, e desde então já certificou em torno de 14 mil empreendimentos no mundo. A certificação tem cinco cirtérios principais: áreas sustentáveis, eficiência no uso de água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade ambiental interior. De acordo com a pontuação em cada categoria, a certificação pode variar em quatro níveis de excelência: certificação padrão, Silver, Gold e Platinum.



Já existem cerca de 200 edificações com LEED no Brasil – prédios comerciais, em sua maioria -, entre elas o complexo Rochaverá e o Eldorado Business Tower, em São Paulo. O Eldorado é o único brasileiro com certificação Platinum, a mais elevada. A parceria entre a ATV e a GBC Brasil quer tornar o LEED acessível para outros empreendimentos, como casas, escolas, etc.