sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O espaço Parque Escola, em Santo André, promove a educação ambiental e tem grande diversidade de espécies de plantas e flores.

Sto.André tem espaço para educação ambiental


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 20:00

fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5868888/sto-andre-tem-espaco-para-educacao-ambiental.aspx

Autoria: Do Diário do Grande ABC



Ao caminhar pelas trilhas do Parque Escola, em Santo André, às vezes é difícil acreditar que se está próximo ao centro da cidade. O espaço Parque Escola, em Santo André, promove a educação ambiental e tem grande diversidade de espécies de plantas e flores.



O parque é fonte de informações sobre biologia, botânica e reciclagem. Por isso, o agendamento de visitas monitoradas por escolas é uma das principais atividades realizadas, por causa das diversas coleções de plantas nativas e exóticas e construções baseadas em reaproveitamento de materiais e sustentabilidade.



O cactário, como é conhecido o espaço dedicado ao cultivo de plantas que vivem sob o clima seco, possui exemplares imensos de mandacaru, muito comum no Nordeste, cactos "Chic-chic" e "Banco de Sogra" e plantas como Dedo de Moça e a Agavea. E assim descobrir, por exemplo, como sobrevivem as plantas com tão pouca água e para que servem seus espinhos.



Outro local que desperta muita curiosidade das crianças é o viveiro de plantas carnívoras, com nove espécies, como a Nephente e a conhecida Dionaea, com suas folhas parecendo uma "boca" aberta, pronta para receber os insetos.



Há ainda a coleção de sementes e frutos secos, onde o visitante pode descobrir que a bucha usada para tomar banho é um fruto seco e como é o urucum, usado pelos índios para se pintar para a guerra.



Uma visita de escola costuma durar em média 2h30, e conta com o acompanhamento de um educador ambiental. O passeio é gratuito e o agendamento deve ser feito pelo telefone 4438-1758.



A programação de cursos e palestras pode ser conferida no www.santoandre.sp.gov.br.