sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cidade de São Paulo ganha o seu primeiro bicicletário elétrico

Cidade de São Paulo ganha o seu primeiro bicicletário elétrico




http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2088


Postado em 24/02/2011 ás 14h51

A cidade de São Paulo acabou de receber o seu primeiro bicicletário elétrico. A novidade já está em funcionamento e é fruto de uma parceria feita entre o shopping Iguatemi e a fabricante de bicicletas elétricas General Wings.



A estrutura, chamada de Eco Place, foi instalada no estacionamento do shopping Market Place, na zona sul da capital paulista. O bicicletário possui quatro vagas disponíveis, com tomadas para 110v e 220v. Conforme informações divulgadas pela empresa, em breve outras estruturas como esta serão instaladas nos estacionamentos de outros shoppings da rede Iguatemi.



A criação desses estacionamentos, equipados para servirem como postos de recarga, tem como objetivo incentivar o uso das bicicletas elétricas em substituição aos automóveis. Além de ser uma das soluções para o transporte nas grandes cidades, a representante da General Wings, Tânia Janeiro, explica que através do uso das bicicletas está sendo desenhada uma nova cultura. É resgatado o valor de poder circular pelas ruas sobre as duas rodas, deixando de lado o modo preconceituoso como os ciclistas costumavam ser julgados.



A tecnologia de bicicletas elétricas, que ainda está em crescimento no Brasil, transmite os conceitos de sustentabilidade, mostrando que ao deixar os carros, altamente poluidores em casa, as pessoas podem colaborar para uma melhor condição ambiental e com a sustentabilidade de maneira geral.



Tânia cita como exemplo bem sucedido no uso das bicicletas a Colômbia, que teve boa parte da sua realidade transformada graças ao incentivo do uso de bicicletas e investimento nacional feito em ciclovias. Lembrando que essa é uma realidade que ainda não existe no Brasil.



A fabricante brasileira possui representantes espalhados por diversos estados do país, mas o local que concentra a maior parte das vendas é a cidade de São Paulo. A explicação, segundo Tânia, é simples: as pessoas buscam mais agilidade, com conforto e segurança. As bicicletas proporcionam essa facilidade aos usuários, e o posto de recarga também, já que ele está instalado dentro de um shopping, para garantir segurança e eficiência. O ciclista também não precisa se preocupar com o gasto financeiro, pois a empresa garante que a recarga é muito barata e no Eco Place ela é gratuita. No posto podem ser recarregadas todos os tipos de bicicletas elétricas, basta o usuário estar portando um cadeado e o carregador da bateria.