quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Green Goal: Seminário discute ações para a sustentabilidade ambiental da Copa 2014. Programas de sustentabilidade: Parques da Copa e Copa Orgânica.

Seminário discute ações para a sustentabilidade ambiental da Copa 2014




Autoria e fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/619634-seminario-discute-acoes-para-a-sustentabilidade-ambiental-da-copa-2014?tmpl=component&print=1&page=


Pernambuco vai sediar, nesta quarta e quinta-feira (09 e 10), o seminário regional Copa do Mundo 2014 – Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com objetivo de discutir as ações e os aspectos ambientais do maior evento esportivo a ser realizado no País. O seminário será promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, das Cidades e Especial de Esportes, além da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma). O local escolhido foi o Espaço Ciência, no Memorial Arcoverde, em Olinda.





Os debates serão em torno das questões ambientais que envolvem o Campeonato Mundial, a exemplo do desafio de promover a sustentabilidade na Copa 2014; política de fomento à estruturação de coleta seletiva e inclusão social nas cidades sede; potencialidades de integração das iniciativas regionais de sustentabilidade e meio ambiente no Nordeste e os programas Parques da Copa - para a promoção de melhorias da infra-estrutura -, e a Copa Orgânica - estratégia que visa dobrar o fornecimento de produtos orgânicos até 2014 por todo o Brasil.







Na ocasião, haverá a posse do Comitê Local de Sustentabilidade da Copa 2014, além da formalização da Câmara Temática Regional com as cidades sede e estados. Outro momento importante do seminário ocorre na manhã do dia 10, com a visita técnica ao canteiro de obras da Arena Pernambuco, quando os participantes terão a oportunidade de acompanhar os cuidados ambientais que estão sendo providenciados no local. Nesse momento, haverá uma apresentação da CPRH sobre o detalhamento da licença ambiental concedida ao empreendimento, bem como uma apresentação do projeto pela Odebrecht.







O evento contará com a participação dos estados sedes da Copa 2014: além de Pernambuco, estão confirmadas as presenças de representantes da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. As cidades de Olinda, Paulista, Jaboatão, Cabo, Paulista, Camaragibe, Moreno, Paudalho e São Lourenço da Mata, que compõem o Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, também garantiram participação.







PROGRAMAÇÃO:







Quarta-feira 09.02.11







09h30 - Abertura







10h00 - Posse do Comitê Local de Sustentabilidade da Copa 2014 –(Portaria CPRH nº.104/2010 pub. DOE 15.12.10)







10h15 - Formalização da Câmara Temática Regional - Cidades Sede e Estados







10h30 - Painel I







O desafio de promover a sustentabilidade na Copa 2014







Mesa: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Extraordinária da Copa 2014, Secretaria Especial de Esportes de Pernambuco, Abema, Anamma, Ministério do Esporte.







Debatedores: Representação das Cidades Sede e dos Estados







14h00 – Painel II







Política de fomento à estruturação de coleta seletiva e inclusão social nas cidades sede







BNDES







Debatedores: Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis-MNCR, ONG Ambiental







16h00 – Painel III







Programas de sustentabilidade: Parques da Copa e Copa Orgânica







ICMBio







Debatedores: Representações das Cidades Sede e dos Estados







Quinta-feira 10.02.11







08h30 - Painel IV







Arena da Copa – Projeto de Pernambuco – Visita técnica ao canteiro de obras – saída do ônibus da CPRH – Rua Santana, 367, Casa Forte







Apresentação do projeto: Odebrecht







Licenciamento Ambiental da Arena da Copa: CPRH







14h30 - Painel V







Potencialidades de integração das iniciativas regionais de sustentabilidade e meio ambiente no Nordeste







SEMAS, PE







Debatedores: Representações das Cidades Sede e dos Estados







16h30 – Encaminhamentos e encerramento







Com informações da assessoria





Governadora assina decreto de sustentabilidade para a Copa de 2014


Atualizada em: 08/02/2011 às 10:56


Fonte: http://200.188.178.144/ver_noticia/63032/








Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR







A governadora Rosalba Ciarlini assinou, na manhã desta terça-feira (08), o decreto que cria a Comissão Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que vai orientar todas as ações para que Natal sedie os jogos da Copa do Mundo de 2014. A solenidade aconteceu na abertura do Green Goal, encontro realizado na Procuradoria-Geral do Estado e vai tratar das exigências ambientais da Fifa para o evento esportivo.



A cerimônia contou com a presença do consultor do Ministério dos Esportes e coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone, que agradeceu a receptividade do Governo do Rio Grande do Norte e se disse motivado com a iniciativa do Estado em apoiar a questão da sustentabilidade nos projetos a serem desenvolvidos. “Temos a certeza de que o povo brasileiro tem capacidade de mostrar boas iniciativas nesse segmento”, revelou o consultor.



Na ocasião, Cláudio Lancone parabenizou a governadora pela assinatura do decreto e falou que o Brasil possui 12 sedes muito diferentes, com características bastante particulares, e que mecanismos como este fará a diferença na gestão da Copa. Além disso, ele disse que a hora é de começar a trabalhar com afinco. “Passadas as eleições, novas equipes assumiram e elas são quem vão tocar o projeto da Copa. A contagem regressiva começou, nós não temos mais tempo”, observou.



A questão do prazo a ser cumprido foi retomada pelo Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, em seu discurso. “Nós estamos muito atrasados, mas vamos mobilizar nossas competências para cumprir o prazo”, disse. Ele ainda destacou que a decisão de recuperar os prazos e assinar o decreto é o primeiro passo de ações concretas para sair do marasmo.



A governadora Rosalba Ciarlini encerrou a solenidade falando da certeza de que a Copa 2014 vai acontecer em Natal e que o evento esportivo não se resume a uma Arena. “Do que depender da minha vontade, do nosso trabalho, Natal terá, sim, Copa”, disse a governadora, revelando ter consciência dos problemas, mas que já está trabalhando para resolvê-los.



Ela ainda falou sobre a questão da sustentabilidade e os investimentos que precisam ser feitos para que o projeto seja executado. “A Copa, no passado, estava no discurso, agora a Copa é ação”, disse, convocando todos a defender o direito de ter a Copa do Mundo no Brasil.



A solenidade de assinatura do decreto contou, ainda, com a presença dos secretários de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; do Turismo, Ramzi Elali; dos Esportes, Joacy Bastos; e da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa, Demétrio Torres; além do secretário Municipal do Esporte e Lazer, Tertuliano Pinheiro, representando a prefeita Micarla de Sousa; a Procuradora do Estado, Marjorie Madruga; e o Procurador de Justiça, Márcio Luiz Diógenes, representando o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto.