domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ao invés de reduzir, Austrália deve emitir 25% mais CO2 até 2020

Ao invés de reduzir, Austrália deve emitir 25% mais CO2 até 2020




Fonte: http://eco4planet.com/blog/2011/02/ao-inves-de-reduzir-australia-deve-emitir-25-mais-co2-ate-2020/

Por: João Paes Neto






O governo da Austrália admitiu nesta quarta-feira que será complicado reduzir suas emissões de CO2 em 5% dos níveis de 2000 até 2020. Mais do que isso, eles avisaram que as emissões vão subir quase 25% em relação a esse período.





Quem deu o aviso foi o Ministro de Mudanças Climáticas (sim, eles tem isso lá), Greg Combet, que avisou que o risco da meta não ser cumprida é “muito grande”.



No poder do país desde 2007, o Partido Trabalhista não teve apoio parlamentar suficiente para introduzir um sistema de mercado de carbono. Aí eles abandonaram essa promessa. Para piorar a situação, a atual primeira-ministra, Julia Gillard, não dá a atenção que seu antecessor (Kevin Rudd) dava para esse assunto.



Greg Combet explicou que os preços do carvão seguem afetando negativamente os investimentos em energia renovável, então as centrais alimentadas por combustíveis fósseis vão continuar sendo construídas.



Combet assumiu o cargo sendo aliado das poderosas mineradoras australianas e, por isso, se comprometeu a proteger o setor, que é responsável por 80% da demanda energética do país-ilha-continente. Jura que estamos falando do “Ministro de Mudanças Climáticas”?



Via Folha / Imagem Flickr



Por: João Paes Neto

Tags: Austrália, CO2, Emissão de CO2, emissões de gases, Greg Combet, Julia Gillard