11 de Setembro:
11 de Setembro de 2014 • Atualizado às 10h06
Em tempos de crise de falta de água em alguns estados brasileiros, uma verdadeira caixa d'água no coração do Brasil traz esperança para a geração de recursos hídricos do País. O Cerrado, considerado um berço das águas, tem uma importância estratégica para o abastecimento e manutenção de uma rica biodiversidade. No Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta quinta-feira (11), a organização WWF-Brasil exalta o valor do segundo maior ecossistema brasileiro.
O Cerrado possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do País: Amazonas, Tocantins/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola. Ao mesmo tempo, é considerado um “hotspot” mundial para a conservação da natureza (alta riqueza de biodiversidade e extremamente ameaçado).
Foto: Bento Viana/WWF
Nas últimas décadas, de acordo com dados do IBAMA/MMA, houve uma redução de 48,4% do Cerrado. A taxa de desmatamento anual é de 0,69%, maior até que da Amazônia e dos demais biomas brasileiros. Se o ritmo continuar acelerado, estima-se um prazo de 40 a 50 anos para o completo desaparecimento de seus recursos florestais. Atualmente, apenas 3% do Cerrado está efetivamente protegido em unidades de conservação (UC).
A conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o país. É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade e tamanho das UC's.
As ameaças podem afetar diretamente mais de 11 mil espécies de plantas, das quais 45% são endêmicas (exclusivas deste bioma), e 2.500 espécies animais. O Cerrado é biologicamente a região de savana mais rica do planeta, sendo responsável por 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira. Ocupa um quarto do território nacional e é um importante elo entre outros quatro biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal).
Foto: Bento Viana/WWF
WWF-Brasil no Dia do Cerrado
A organização ambiental promoveu uma campanha de conscientização nos meios online (mídias sociais e web), ao longo do último mês, denominada Salve o Cerrado.
Além de realizar um plantio simbólico de mudas de árvores nativas do Cerrado com participação da comunidade, afiliados e parceiros no Parque Ecológico da Asa Sul, em Brasília, a ONG está apoiando a mostra "Cerrado, uma janela para o planeta", que está em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil na capital do país até 19 de outubro.
Também foram lançados dois vídeos sobre o tema "Cerrado: berço das águas" e "Você conhece o Cerrado?”, confira abaixo:
http://youtu.be/WH0vFpurSa0