Como se faz |
Mantas geotêxteis
Saiba como são feitas as mantas utilizadas em drenos e na estabilização de taludes e aterros
http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/47/mantas-geotexteis-saiba-como-sao-feitas-as-mantas-utilizadas-257607-1.asp
Reportagem: Mauricio Lima
Matéria-prima
São utilizados quatro tipos de polímeros para fabricar mantas geotêxteis: garrafasPET moídas (flakes), polímero virgem, polímero re-extrudado e mantas recicladas. Esses materiais ficam armazenados em sacos na fábrica.
Depois que está seco, o material recebe aditivos como titânio e corante. Aí, então, ele segue para a extrusora, onde é aquecido a 280ºC. Logo após esse processo, o material extrudado passa por uma espécie de chuveiro, onde é transformado em fios finos. Esses fios é que formarão a manta.
Tensionamento
Os fios passam por tensionamento, para que atinjam sua rigidez máxima, diminuindo a possibilidade de ruptura da manta. Depois disso os fios são resfriados.
Tecelagem
A tecelagem das mantas acontece novamente no térreo da fábrica. As máquinas lançam os fios sobre uma esteira de forma com que eles se entrelacem, criando a manta. A manta é então enrolada e logo depois pesada.
Teste de qualidade Antes de a manta ser embalada, um pedaço é retirado para realização de testes de qualidade, como o de rasgamento e o de tração. Após os testes, a manta é embalada e estocada, pronta para ser vendida. | Ao final do processo, é assim que fica a manta geotêxtil, pronta para ser aplicada em obras de aterro. |