20/Junho/2012ProAcústica está revisando textos da NBR 10.151 - Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas e NBR 10.152 - Nível de Ruído para Conforto Acústico
Aline Rocha
| |
Os novos textos da NBR 10.151 (avaliação do ruído em áreas habitadas) e NBR 10.152 (nível de ruído para conforto acústico) deverão ser entregues à ABNT até setembro deste ano, segundo informações da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica). Na ocasião, os documentos vão entrar em consulta pública.
"Vários membros da ProAcústica já fazem parte da Comissão de Estudos das normas, mas agora, com o prazo, acredito que as principais normas de acústica do país finalmente serão atualizadas. Temos três meses para apresentar o texto, que depois passará para consulta pública", disse Davi Akkerman, presidente da entidade.
Além da atualização da NBR 10.151 e NBR 10.152, um grupo de trabalho da entidade também cuidará da adaptação da ISO 1996 (acústica, descrição, medição e avaliação do ruído ambiente) em norma brasileira.
A entidade ainda participará do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, da Câmara Ambiental da Construção. O objetivo do grupo é elaborar instrumentos que orientem os empreendimentos para atender as normas técnicas relacionadas a ruídos urbanos.
Também fazem parte do grupo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Sindicato da Habitação (Secovi), GT Rodovias da Câmara Ambiental , Secretaria do Meio Ambiente, Cetesb e as Secretarias Municipal e Estadual da Habitação.
|
Parques sustentáveis com enfoque na sustentabilidade; socioambiental; saúde; longividade; qualidade de vida; Feng Shui; terapia holística e afins.