segunda-feira, 12 de março de 2012

GBCB recebeu 36 solicitações no mês de fevereiro


9/Março/2012

Green Building Council Brasil bateu recorde de pedidos para certificação Leed em fevereiro

http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/green-building-council-brasil-bateu-recorde-de-pedidos-para-certificacao-253198-1.asp

Organização recebeu 36 solicitações no mês


Mauricio Lima



O mês de fevereiro marcou um recorde para o Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Nesse período, o conselho, responsável por fomentar a indústria de construções sustentáveis no país, recebeu 36 pedidos para a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). De acordo com a organização, "isso mostra que a sustentabilidade já faz parte da agenda do mercado de construção civil".
O último edifício que recebeu a certificação foi a nova sede da Energisa Paraíba, em Patos (PB), com o Leed prata em todos os níveis. O projeto do complexo administrativo foi baseado na climatização interna, utilização de sistemas de reuso de água da chuva, que já é escassa na região; e a integração entre o espaço interno e o exterior, mantendo a visualização da área externa em todos os edifícios.
De acordo com o GBC Brasil, 43 edifícios no país já receberam a certificação desde 2007, quando a organização foi criada no País. Só no ano de 2011, 17 novas edificações foram certificadas pelo conselho. Para conquistar o selo, os empreendimentos devem seguir critérios como eficiência energética, uso racional de água, gestão de resíduos, uso de materiais reciclados ou certificados, entre outros.