domingo, 6 de novembro de 2011

A rede ciclovia de Moema é considerada um projeto piloto pela prefeitura.


05/11/2011 - 06h30

Ciclovia permanente começa a funcionar hoje na região de Moema


Uma rede cicloviária permanente começa a funcionar a partir de hoje na região de Moema (zona sul de São Paulo). Serão 3,3 km de ciclovias e 6,5 km de rotas de bicicletas.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informa que, devido à implantação da rede, haverá uma mudança na avenida Iraí, que passa a ter sentido único no trecho entre as alamedas dos Anapurus e dos Nhambiquaras.
As novas ciclovias têm sentido único e ficam entre a calçada e as vagas de estacionamento. Elas funcionarão 24 horas por dia em todos os dias da semana. A rede de Moema é considerada um projeto piloto pela prefeitura.
A ciclovia passará pelas seguintes vias: avenidas Rouxinol e Aratãs, entre a rua Araguari e a alameda Anapurus; avenidas Pavão e Iraí, entre a rua Araguari e alameda Anapurus; além da rua Araguari, entre a avenida Pavão e a rua Rouxinol.
A rota de bicicleta de Moema será semelhante às implantadas no Brooklin (zona sul de SP) e no Butantã (zona oeste), onde os veículos compartilham o espaço com as bicicletas. Os condutores devem ficar atentos à sinalização horizontal e vertical.
Em Moema, a nova rota será formada pelas vias: alameda dos Anapurus, avenida Aratãs, rua Inhambu, rua Canário, avenida Sábia e rua Doutor José Cândido de Souza.
MULTAS
Após 15 dias da implantação da rede cicloviária, a CET começa a fiscalizar a região. Os motoristas que circularem sobre a ciclovia podem receber multa de R$ 574,62 e perder sete pontos na carteira de habilitação. Quem estacionar sobre a área sinalizada estará sujeito a guincho, a multa de R$ 127,69 e pode perder cinco pontos na carteira.
Editoria de Arte / Folhapress