terça-feira, 15 de novembro de 2011

MS lança guia para a construção de indicadores em Saúde Ambiental

11.11.2011



Publicação tem por objetivo auxiliar na identificação dos efeitos ambientais nocivos à saúde humana

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) lançou a publicação Saúde Ambiental: Guia Básico para a Construção de Indicadores.O objetivo da publicação é ajudar na identificação dos efeitos ambientais nocivos à saúde humana e na elaboração de estratégias de promoção da saúde e de prevenção e controle de riscos.
De acordo com o pesquisador da Fiocruz e organizador do livro Carlos Machado de Freitas, a publicação sistematiza e apresenta de modo didático e com exemplos a metodologia para construção de indicadores em saúde ambiental desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde. Segundo Freitas, esta metodologia é uma das ferramentas utilizadas para analisar a situação de saúde ambiental e fornecer subsídios para os processos decisórios e de políticas públicas em saúde ambiental.
Destinado aos profissionais e gestores que atuam na vigilância em saúde ambiental, o livro é ilustrado com gráficos e mapas e dividido em três partes. A primeira parte traz os conceitos gerais que fundamentam a construção dos indicadores ambientais e de saúde, as definições básicas, critérios, propriedades e fontes que permitem montar a sua ficha de qualificação. Os demais capítulos destacam os modelos de construção, organização e análise dos indicadores de saúde ambiental; os critérios de aplicabilidade, em que são explicadas as diferenças entre os indicadores de saúde e os ambientais; os critérios e os fundamentos para a construção de indicadores em saúde ambiental. O Guia conta, ainda, com recomendações de leituras na área da saúde ambiental.