segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Germes do mal e do bem

19/11/2011
(Por Natália Mazzoni)
Capa_blog.JPG

Eles estão por toda parte. Na nossa casa, nas ruas, no telefone, na maçaneta da porta, nos tapetes, colchões, travesseiros…E quando menos esperamos, atchim! um vírus entrou em nosso corpo e nos causou uma gripe danada. Ou então um ácaro terrível pulou do tapete peludo da sala para nossa pele e causou uma baita alergia. Sem falar nas bactérias, que podem nos render dores de barriga
Para conhecer de perto esses inimigos invisíveis a turma do Colégio Joana D’arc, de São Paulo, preparou uma emboscada. Prepararam uma gelatina sabor “coisas nojentas que os germes adoram”, e não deu outra: os famintos bichinhos apareceram aos montes. Se você ainda não leu o Estadinhodesse sábado (dia 19) pode clicar nas páginas abaixo e aprender a fazer essa experiência, além de saber mais sobre esses monstrinhos.
 





 
Mariana Agostini Fernandes, de 6 anos, também participou dessa experiência. E sabe o que ela descobriu? Que “ficar sem lavar a mão por muito tempo é bem nojento”.
Como você leu na reportagem, os alunos passaram os cotonetes em vários lugares para capturar as bactérias. E todo mundo ficou surpreso ao descobrir como nossa mão fica suja.

 A Amarilis Torniqui Watanabi, de 6 anos, contou para o Estadinho que achou muito interessante passar o cotonete no dinheiro e descobrir várias bactérias morando nas notas. “É mesmo muito nojento”, contou ela.
Assim como a Mariana e a Amarilis, o Lucas Russo, de 8 anos, ficou muito surpreso com a experiência. Ele não imaginava que uma maçaneta poderia ser o lar de tantas bactérias.”Passamos o cotonete na maçaneta da porta e depois na gelatina. Depois de alguns dias a gelatinha encheu de bactérias!”.
E você, já fez a experiência? Se você fez, escreve para a gente contando quando as bactérias e fungos começarem a aparecer nos copinhos!
Se você acompanha o blog do Estadinho deve lembrar de um esquilo que tinha pavor de germes, oEsquilo Intranquilo! Caso você ainda não conheça essa história, vale a pena dar uma olhadinha. É só clicar aqui.
Outro livro que pode ser bacana para você entender um pouco mais sobre os germes, é o Sid, o cientista – O problema com os germes.
foto_5242.jpg
Sid, o cientista – O Problema com os Germes
Autor: Jennifer Frantz
Editora: Fundamento
R$ 19,60