sábado, 17 de setembro de 2011

Green Goal no tapetão?


Brasília realiza a Copa do Mundo


Data de Publicação: 16 de setembro de 2011 às 12:40

http://www.brasiliaemdia.com.br/2011/9/16/brasilia-realiza-a-copa-do-mundo-9255.htm

Na largada, o Governo do Distrito Federal está na frente pela realização da abertura da Copa do Mundo de 2014 na capital da República, com o cronograma seguindo com toda dinâmica. Além das obras adiantadas, o governo conseguiu, nas últimas semanas, importantes avanços, como o apoio de senadores no Congresso Nacional e um importante selo de certificação ambiental. E mais: prepara uma grande festa para toda a população para o marco dos mil dias para a copa do mundo, com shows, projeções, intervenções de grafismo e balonismo.
No início do mês, Brasília conquistou um importante apoio político para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. Quarenta e três senadores, representantes dos estados brasileiros, assinaram manifesto demonstrando a preferência pela capital federal, que foi recebido com muito entusiasmo pelo governador Agnelo Queiroz.
O senador Vital do Rêgo (PMDB/PB), em pronunciamento na plenária do Senado Federal anunciou: “Esta data, dois de de setembro, marca na vida de Brasília um dia histórico, porque o Senado, oficialmente, vai lançar um Manifesto subscrito por 43 senadores - está aberto, inclusive, e nós vamos chegar a 60 senadores -, solicitando à Fifa, à CBF e comunicando ao Governo o nosso interesse, dos Estados Federados aqui representados, de ter a nossa Capital, no Estádio Nacional, como abertura da sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.”
“Isso é muito importante porque o Senado representa justamente os estados brasileiros e, neste caso, àqueles que não receberão os jogos da Copa. E é fundamental que, em um evento desta magnitude, todos os brasileiros se sintam representados. Estamos cumprindo os cronogramas e pesando no legado que restará para Brasília, no desenvolvimento social e econômico. Estaremos preparados. Brasília será uma antes e outra após a Copa”, afirmou o governador Agnelo Queiroz. Os quase dois quilômetros de tapume que cercam as obras do estádio estão sendo grafitados por 100 artistas, que trabalharão em grupos com cinco pessoas cada. Eles terão como tema “Brasília e a Copa do Mundo de 2014”.
Além disso, a programação musical contará com as cantoras baianas Claudia Leitte e Daniela Mercury, assim como o grupo Restart, além de atrações locais. Diversas Secretarias de Governo estão mobilizadas para a realização das comemorações, como a de Cultura, Esportes, Governo, Transporte, Segurança, entre outras.
Mas as comemorações vão além do estádio. Serão realizadas projeções na cúpula do Museu Nacional da República e em painéis no ginásio Nilson Nelson e uma iluminação especial em verde e amarelo, que enfeitará monumentos públicos como a Esplanada dos Ministérios, o Memorial JK, a Ponte JK, a Catedral e a Torre de TV. O céu de Brasília também contará com balões em formato de bola e da bandeira do Brasil, que circularão pelo céu da cidade.

Outra importante conquista da cidade foi concedida pelo vice-presidente do US Green Building Council (USGBC), Scot Horst. O USGBC é a única entidade que concede o selo Leed de sustentabilidade. O Estádio Nacional de Brasília foi o único escolhido para a visita, já que está cumprindo todos os pré-requisitos para se tornar o primeiro no mundo a conquistar o certificado máximo de sustentabilidade. Em todo o Brasil, somente uma edificação possui essa certificação.





.........................................................



Selo Verde: arenas de Cuiabá e Brasília estão mais adiantadas para a Copa do Mundo

http://www.gbcbrasil.org.br/?p=imprensa-detalhes&I=5

Quando o assunto é certificação Leed, ou selo verde nos estádios, o Brasil está na frente. A primazia brasileira até levou a Fifa a incluir metas de sustentabilidade em seu manual técnico para as obras da Copa de 2014. 

A informação é de Felipe Faria, gerente de relações governamentais e institucionais do Green Building Council (GBC Brasil): "O Leed está presente em 127 países, mas são poucas as arenas mundiais que têm o selo verde, ou que estejam na posição do Brasil na busca da certificação", afirma ele. O GBC Brasil, organização não governamental criada em 2007 para promover processos de certificação do selo Leed no país, assessora o BNDES na certificação dos estádios da Copa de 2014. 

Entre os estádios que sediarão os jogos da Copa em 2014, oito já estão em processo de certificação para o selo verde. Os mais adiantados, conta Faria, são os de Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha) e Cuiabá (Arena Pantanal), que já enviaram a documentação exigida. E Brasília manifestou a intenção de obter o selo no nivel platina, o mais alto na escala do GBC, contou Felipe Faria. Também buscam certificação os estádios de Belo Horizonte, Manaus, Natal, Fortaleza, Salvador e Recife. No caso do estádio carioca, o Maracanã, "ainda falta pedirem registro de certificação, mas sabemos que a obra segue os padrões de um empreendimento sustentável e a solicitação ainda deve ser feita", avalia o gerente do GBC Brasil. 

Para obtenção do selo verde, explica Faria, é necessário ao empreendimento observar alguns requisitos básicos, como: adoção de materiais de baixo impacto ambiental (por exemplo, aço e alumínio em parte produzidos com matéria-prima reciclada), tintas e vernizes com compostos orgânicos voláteis, pisos drenantes, etc. Além disso, estádios que tenham obras de demolição devem reciclar os resíduos gerados e dar destinação correta ao que não pode ser aproveitado, como de fato vem sendo feito na obra do Maracanã e do Fonte Nova, diz o representante do GBC Brasil. Certificação As arenas de São Paulo (Corinthians), Curitiba (Arena da Baixada) e Porto Alegre (Beira-Rio) ainda não iniciaram os procedimentos para obter o certificado Leed. "Os dois últimos provavelmente porque não utilizarão os recursos do BNDES, banco que tem como exigência a certificação ambiental", observa. Mas, correndo por fora dos preparativos da Copa de 2014, a Arena Grêmio, em Porto Alegre, já está dentro do processo, explicou Felipe Faria. 

Antes de conceder o selo Leed, o BNDES estabelece duas fases de análise: uma avaliação prévia do projeto, na sua etapa final, e depois da obra concluída, no início de operação do estádio, quando os equipamentos são finalmente testados e conferida sua sustentabilidade efetiva. 

Vantagens do Leed
"A grande vantagem do selo Leed nos empreendimentos é o ganho operacional, com reduções de custos principalmente quanto ao uso energético e de água", analisa o executivo do GBC Brasil. Segundo Faria, "a redução no consumo de energia chega a 30%, e até 50%, no caso do gasto com água, isto durante 40, 50 anos, ou em toda a vida do equipamento". No custo operacional total, a redução é de 9% nas construções sustentáveis, completa. "Sustentabilidade não encarece a obra. Uma obra sustentável é também a que vem com planejamento, que é o que de fato pode reduzir custos", conclui Faria