sábado, 17 de setembro de 2011

Bicicletas elétricas




Foto: DR 
Depois de totalmente carregada, a bicicleta tem capacidade para percorrer até 70 quilómetros

Cascais passa a ter bicicletas eléctricas carregadas com energia solar

16.09.2011


http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1512192



Lusa, PÚBLICO




A população de Cascais já pode alugar bicicletas eléctricas que funcionam a energia solar, um projecto que visa promover a sustentabilidade e ser uma solução de mobilidade para o futuro.


Além das tradicionais “biCas” - bicicletas grátis ao dispor da população e que registam uma média anual de 27 mil alugueres - a Câmara de Cascais colocou ontem ao serviço dos munícipes mais oito bicicletas eléctricas e que funcionam por energia solar. 

Estas bicicletas são feitas de vidro, alumínio e aço, com baterias que podem ser carregadas com recurso a energia solar, através de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados de dois “bikesports”, na Rotunda da Guia. 

Depois de totalmente carregada, ao fim de quatro horas, a bicicleta tem capacidade para percorrer até 70 quilómetros, podendo ir até ao Guincho ou Carcavelos e voltar sem fazer grande esforço físico, uma vez que o veículo tem um motor que pode atingir a velocidade máxima de 25 quilómetros por hora. 

As bicicletas, oferecidas por uma empresa alemã que escolheu Cascais como parceiro para a primeira instalação do género na Península Ibérica, estão instaladas junto ao posto das “bicas”, na Guia, onde é feita o carregamento da energia. 

De acordo com o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, a novidade é uma forma de “contribuir para a promoção de energias verdes e, por essa via, para a sustentabilidade ambiental”. “Ao aderirmos a este projecto estamos também, em Portugal e na Europa, a dar um sinal importante no sentido da democratização daquela que será, certamente, uma das mais viáveis opções de futuro ao nível da mobilidade: a bicicleta eléctrica”, acrescentou. 

O projecto representa um investimento de cerca de oito mil euros. À Câmara de Cascais competirá apenas a gestão dos novos equipamentos, através de um sistema de aluguer semelhante às “bicas” mas com necessidade de se efectuar uma caução no acto de levantamento e que será devolvida no acto da entrega.