sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pista de cooper do Parque da Aclimação será reaberta neste fim de semana

Pista de cooper da Aclimação será reaberta

O local será liberado na próxima semana, mas obras no parque não terminaram e campo de futebol segue fechado

fonte: http://www.diariosp.com.br/index.php?id=/bairro_a_bairro/centro/materia.php&cd_matia=100428
autoria: Jussara Soares

Após quase dois anos de espera, os adeptos da corrida e da caminhada no Parque da Aclimação, na região central da capital, podem preparar o fôlego para intensificar seus treinos. A pista de cooper de 960 metros, que estava parcialmente fechada desde setembro de 2009 para obras, finalmente será reaberta no fim de semana dos dias 9 e 10. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e Ambiente, a liberação depende agora da instalação de uma grade de proteção do bocal da galeria de águas pluviais para a segurança dos frequentadores do local. 

No entanto, a principal área verde e de lazer dos moradores da Aclimação, Cambuci e Liberdade ainda não poderá ser desfrutada em sua plenitude nestas férias de julho, que começam oficialmente neste sábado. O campo de futebol society, que tem grama artificial e foi alagado em fevereiro deste ano, continua fechado. E, como o nível de água do lago ainda está baixo, sua vista, uma das mais bonitas da cidade, fica prejudicada. 

foto: Edilson Dantas/Diário SP
Vista privilegiada: após a conclusão das obras, o nivel d'água do lago voltará ao normal. Na margem, foram semeadas espécies adequadas para a sua preservação


Corredores em fuga / Com a interdição da pista, muitos corredores do bairro tiveram de ir treinar longe de casa. "Na maioria das vezes, treino no Parque do Ibirapuera ou na rua. Muitos outros também deixaram de vir aqui", observa o terapeuta holístico Roney de Freitas Campos, de 45 anos. "O que me restou foi me alongar nesta cerca da interdição ou no parquinho das crianças", diz o atleta, que reclama da ausência de barras de alongamento no parque.A reabertura da pista vai animar as estudantes Rebecca Rinaldi Valladão de Freitas, de 13 anos, e Juliana Fantini Guimarães, de 14 anos. As amigas correm todas as tardes no local. "O problema é que com a pista fechada a gente perde o pique na corrida, porque tem de dar meia volta", explica Rebecca. O Parque da Aclimação, que tem 118 metros quadrados, é frequentado por pessoas de todas as idades. Há aulas de ginástica localizada para a terceira idade e escolinha de futebol na quadra do Clube Escola. É comum também ver pessoas sentadas à beira do lago lendo livros ou meditando. Como não é permitida a circulação de bicicleta, patins e skate, o local é ideal para caminhadas de idosos. "Venho aqui todos os dias para me manter em forma. Quando a pista não está fechada, dou duas voltas ", orgulha-se Madalena Matias, de 77 anos. "Este parque é muito agradável. Para o nosso bairro é ótimo: em geral é limpo e não é perigoso. Agora tem de melhorar e e acelerar essa obra", observa a vendedora Mirthes de Sá Ferreira, que leva a mãe Zuleima da Silva, de 76 anos, para passear nas tardes ensoloradas. Os transtornos no parque começaram em fevereiro de 2009, quando as fortes chuvas causaram o rompimento do vertedouro. Toda a água do lago vazou formando um imenso lodaçal. Até o início deste ano, tudo indicava que os reparos corriam dentro do previsto. No entanto, após duas horas de chuva, no dia 16 de fevereiro, o canal de escoamento que deveria impedir o transbordamento enquanto as obras não fossem concluídas não aguentou. O lago transbordou mais uma vez e, além do campo de futebol, alagou mais três ruas da região. 
Gramado sintético receberá reparos no segundo semestre
Os reparos no gramado sintético do campo de futebol society devem ser concluídos no segundo semestre, logo após as férias de julho.  A informação é da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, que esclareceu que os 800 alunos frequentadores do Clube Escola da Aclimação continuam a ser atendidos enquanto ocorre a manutenção. Segundo a pasta, os 600 matriculados na modalidade do futebol recebem aulas nas quadras de cimento e no campo de areia do clube. Segundo a Prefeitura, a obra do novo vertedouro está estruturalmente pronta, cumprindo a sua função hidráulica de proteção à barragem de terra desde abril.   Entretanto, acrescentou que faltam os ajustes finais, inclusive a recuperação do campo de futebol, que está dentro das obrigações da construtora da obra. A empresa responsável   é a Telar Engenharia, contratada pela Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana).  O valor estimado da reforma é R$ 600 mil.Após esses ajustes, a Prefeitura informou que o nivel d?água do lago  deve variar de acordo com a estação do ano. No inverno, ficará mais alto, cobrindo a ilha.  No verão, diminuirá, já que o lago serve de reservatório para as águas das chuvas. A vegetação da margem, acrescentou, tem sido periodicamente removida e a área tratada.  Foram semeadas espécies adequadas para a preservação da margem. 
940 
toneladas de lodo já foram retiradas do Lago da Aclimação
Nem todo o lodo será removido
Segundo a Prefeitura, o lodo  não foi removido totalmente porque a vida aquática, em especial a microscópica, precisa dele para se desenvolver.  O processo custou R$ 1 milhão e foi realizado pela ESAN, empresa que venceu a licitação realizada pela Sabesp.
Aves serão devolvidas ao lago
As 48 aves aquáticas que habitavam o lago (dois cisnes, 22 patos, 21 gansos e três marrecos)  foram integrados à fauna do Parque do Ibirapuera. Mas eles serão levados de volta ao lago do Parque da Aclimação assim que as condições de habitação estejam garantidas.