quarta-feira, 6 de abril de 2011

PURA NOS PARQUES SUSTENTÁVEIS


Prefeitura amplia ações de combate ao desperdício de água








Depois de mostrar eficiência na redução de consumo de água em mais de mil prédios da Secretaria Municipal da Educação, o Programa de Uso Racional da Água (PURA) da SABESP será ampliado para 600 unidades da saúde, entre postos de saúde, hospitais e ambulatórios e parques municipais do município.





Depois de mostrar eficiência na redução de consumo de água em mais de mil prédios da Secretaria Municipal da Educação, o Programa de Uso Racional da Água (PURA) será ampliado para os postos de saúde, hospitais e ambulatórios do município. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que já atingiu uma redução de quase 33 milhões de litros no consumo de água por mês em equipamentos educacionais. A partir desta terça-feira (5) o PURA será implantado também em 600 unidades de saúde.



Durante o evento de anúncio, o prefeito de São Paulo ressaltou como mais importante o caráter de educação ambiental propiciado pelo programa. “O PURA, antes de mais nada, é um programa de cidadania que tem no fator educativo seu objetivo principal. Todas as escolas da nossa rede participam desta iniciativa, que fez com que as crianças entendessem a importância da economia de água. A partir de agora estamos expandindo para os equipamentos de saúde. A economia por si só não é o mais importante. Tão importante quanto a redução de consumo é o caráter educativo da ação”, afirmou o prefeito.



Segundo a secretária-adjunta de Educação a experiência iniciada em 2007 resultou na participação de 1.362 prédios da Secretaria. Todos passaram por um diagnóstico da Sabesp que apontou reparos urgentes na hidráulica das unidades, além da troca de torneiras e vasos sanitários. O resultado foi a redução de quase 33 milhões de litros no consumo de água por mês, volume suficiente para abastecer aproximadamente 7.400 pessoas, considerando a média de 150 litros/pessoa/dia. “As crianças e os jovens entenderam a importância de economizar água e passaram a praticar a nova postura. Muitos pais comentam na escola que os filhos fiscalizam o uso da água em casa alertando os demais membros da família”, disse a secretária adjunta.



Treinamento



As unidades de Saúde também passarão por diagnóstico de correção de vazamentos, troca e adequação de aparelhos hidráulicos por aparelhos de baixo consumo de água. O treinamento dos gestores e funcionários começou hoje à tarde (5/4) com a entrega de cartilhas que contêm amplo conteúdo sobre educação ambiental, medidas para redução do consumo e informações sobre o PURA. A partir dessa cartilha, o gestor será instruído sobre como detectar vazamentos, como medir o consumo do imóvel e os benefícios de trocar equipamentos comuns por outros que economizam.



“Este programa é mais do que um aprendizado sobre economia de recurso financeiro. É um processo de resgate da cidadania. Muitos dos nossos programas de saúde só dão certo porque as crianças e jovens atuam de forma importante como é o caso do combate à Dengue na cidade de São Paulo. Nossos novos hospitais já serão todos construídos com visão de sustentabilidade”, assegurou o secretário da Saúde.



Além de garantir o sucesso na redução do consumo de água, o PURA tem outra vantagem: abatimento de 25% na tarifa cobrada pela Sabesp. Toda vez que se consegue manter uma redução mínima de 10% no consumo, esse benefício é concedido. “No Município de São Paulo nós já estamos economizando 100 milhões de metros cúbicos de água por mês, o que equivale a abastecer uma cidade com 26 mil habitantes. Iniciamos hoje o trabalho junto à Secretaria da Saúde com a adoção de tecnologias poupadoras de água: válvulas, torneiras, vasos sanitários econômicos, entre outras”, esclareceu Dilma Pena, presidente da Sabesp.



Ações da Prefeitura



A administração municipal também implantou outros projetos para evitar o desperdício. Como por exemplo, utilizando água de reuso na limpeza pública da cidade de São Paulo. O contrato firmado pela Secretaria de Serviços com as empresas que realizam a varrição na capital exige que as mesmas utilizem a água reaproveitada para a limpeza de vias públicas e lavagem de feiras livres, calçadões e logradouros públicos. Essa medida já vem garantindo economia de 80% nos gastos com a utilização de água. Diariamente são utilizados cerca de 550 mil litros de água de reuso.



As cinco empresas de varrição pública, contratadas pela Prefeitura, compram a água que é produzida nas Estações de Tratamento de Esgoto. Nas ruas de São Paulo são usados dois tipos de caminhões com capacidade para armazenar até 12 mil litros. A água de reuso sofre tratamento para tornar-se inerte do ponto de vista bacteriológico permitindo que ela seja usada para geração de energia, refrigeração de equipamentos, limpeza de vias, irrigação de áreas verdes, além da lavagem de veículos.



Outra ação nessa área foi a criação, em 2007, da Operação Defesa das Águas, em parceria com o Governo do Estado. É um conjunto de medidas destinadas a proteger as áreas de mananciais no município. Atuando em três frentes (região das represas, na Zona Sul; Serra da Cantareira, na Zona Norte e Várzea do Rio Tietê, Zona Leste), a Operação define perímetros nessas regiões e protege as áreas de invasões, loteadores clandestinos e desmatadores.



Por iniciativa da diretoria da Frota da Secretaria de Serviços, durante três meses realizou-se um mapeamento de toda a instalação hidráulica do prédio e dos demais departamentos. Detectados e consertados os vazamentos, o consumo de água foi reduzido em 100 mil litros por mês, uma economia de 60% na conta.



Outra novidade no esforço conjunto de combate ao desperdício foi atualizar a ata de preços de Edif – a empresa responsável pelas obras da Prefeitura – para que todos os prédios novos já sejam construídos com equipamentos adequados para a economia de água. Deste modo, foram incorporadas várias especificações técnicas nas obras novas.



O PURA envolve basicamente:



1- O diagnostico preliminar da situação dos imóveis quanto aos vazamentos e utilização de equipamentos economizadores de água  como torneiras com temporizadores, bacias econômicas, etc.

2- Substituição dos equipamentos por economizadores de água e eliminação de vazamentos

3- Cursos de Capacitação para os administradores dos parques

4- Cursos de Controladores para as equipes de manutenção e de engenharia

5- Cursos de Limpeza para orientação das equipes de limpezas dos imóveis e de lavanderias

6- Palestras junto a Comunidades frequentadores dos parques (para mobilização social e divulgação geral a visitantes e etc).









Benefícios deste programa são:



  • Economia de mínima de 10% no volume consumido de água em cada imóvel;

  • Desconto no custo da tarifa de água diferenciada em aproximadamente 25%