LimpaBrasil, movimento irmão do Limpar Portugal, quer reunir um milhão de voluntários e limpar sete megacidades
Fonte: rede21sp@yahoogrupos.com.br
Nota: http://www.limpabrasil.com/site/
Participe. Seja voluntário: http://www.limpabrasil.com/mapa/user/register
LimpaBrasil, movimento irmão do Limpar Portugal, quer reunir um milhão de voluntários e limpar sete megacidades
Publicado em 28 de April de 2011.
O movimento LimpaBrasil, irmão do Limpar Portugal, quer colocar um milhão de voluntários a limpar sete cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Guarulhos, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte.
Ao contrário de Portugal, o LimpaBrasil vai utilizar várias datas para limpar as ruas e florestas brasileiras: entre início de Junho em Brasília e Rio de Janeiro, passando pelo mês de Agosto em Guarulhos, Goiânia e São Paulo, e Setembro, em Campinas. Ainda não há uma data marcada para a realização do LimpaBrasil em Belo Horizonte.
O objectivo do LimpaBrasil é o mesmo do Limpar Portugal: mobilizar e despertar a sociedade local – neste caso a brasileira – para os problemas relacionados com a colocação indevida de lixo. A campanha incentivará também a mudança de atitude das pessoas em relação aos resíduos sólidos, no sentido de estimular a preservação do meio ambiente e alertar para a gravidade do costume de atirar fora o lixo.
Siga o movimento no Twitter.
A organização do LimpaBrasil pertence à Atitude Brasil, empresa de comunicação social, cultural e ambiental. Tal como em Portugal, o mapeamento dos pontos de descarga ilegal de lixo será feito com a ajuda dos voluntários, para possibilitar um planeamento estratégico da recolha de grandes quantidades de resíduos no dia da acção.
“A proposta deste projecto não é apenas limpar as cidades, mas consciencializar a população para os problemas de atirar lixo fora do lixo e incentivar a mudança de atitudes. Trata-se de um projecto de educação, valorização da cidadania e respeito ao próximo”, afirmou Marta Rocha, directora executiva da Atitude Brasil.
Torne-se fã do LimpaBrasil no Facebook.
A população poderá enviar fotos e mapear os pontos de acumulação de lixo através do site www.limpabrasil.com. Os dados serão consolidados através de uma ferramenta de código aberto desenvolvida na Estónia e melhorada no Brasil para atender as necessidades locais.
Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o movimento – que tem o slogan de Let´s do it! – surgiu na Estónia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários, que retiraram 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas do País. Isto em apenas cinco horas.
Em Portugal, já todos conhecemos o movimento Limpar Portugal, que no ano passado conseguiu reunir 100 mil pessoas para recolher 50 mil toneladas de lixo. Este ano, com menos projecção mediática, o Limpar Portugal recolheu “apenas” 1500 toneladas de lixo.
O projecto conta com a parceria da Unesco e já se realizou em 20 países, caminhando agora para cidades como Nova Iorque ou a Cidade do México. No Brasil, e durante os próximos dez anos, haverá limpezas bienais.
http://www.greensavers.pt/2011/04/28/limpabrasil-movimento-irmao-do-limpar-portugal-quer-reunir-um-milhao-de-voluntarios-e-limpar-sete-megacidades/
Como participar:
Esta seção é voltada à inscrição de voluntários, seja pessoa física ou jurídica, para a próxima etapa do Limpa Brasil Let’s do it!.
A campanha Limpa Brasil Let’s do it! tem por princípio básico criar consciência ambiental para que o lixo indevidamente descartado nas ruas das maiores cidades brasileiras seja removido e não volte a ser jogado no espaço público e na natureza. O primeiro passo é atingir o interesse das pessoas e organizações para que a realidade das cidades possa realmente ser mudada. Conquistá-las através de um objetivo comum – limpar as cidades e mudar a atitude da população – e agir coletivamente em nome do desenvolvimento sustentável e da preservação de nosso país.
Esta é a razão pela qual a Atitude Brasil, em parceira com a UNESCO, decidiu trazer para cá o programa Let’s do it!. O sucesso da Estônia está percorrendo o mundo: Portugal, Espanha, Índia, Lituânia, Eslovênia, etc.
Na primeira etapa, o projeto será realizado 7 das maiores cidades do Brasil (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Goiânia, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo), a partir de junho de 2011. O critério para escolha das cidades foi definido por questões logísticas e de contingente populacional.
Faça parte dessa mudança! Cadastre os pontos de lixo da sua cidade e mãos à obra! O mundo ficou pequeno demais para tanto lixo!
http://www.limpabrasil.com/site/como-participar/
Limpar Portugal recolheu 1500 toneladas de lixo e já prepara mega edição para 2012
Publicado em 22 de March de 2011. Tags: amo portugal, limpar portugal, voluntariado
A segunda edição do Limpar Portugal recolheu 1500 toneladas de lixo, de acordo com a informação avançada pelo porta-voz da AMO Portugal (Associação Mãos à Obra) ao jornal Público.
No ano passado, recorde-se, o Limpar Portugal tinha recolhido 50 mil toneladas de lixo, beneficiando da ajuda dos cerca de 100 mil voluntários que responderam ao apelo da organização.
De acordo com a AMO Portugal, este ano aderiram à iniciativa cerca de nove mil voluntários.
A quantidade de resíduos já contabilizada – plástico, vidro, lixo orgânico, madeiras, pneus, garrafas, colchões ou sofás – foi recolhida, sobretudo, na mata do Bom Jesus, em Braga, e em lixeiras de Oliveira de Azeméis e Oliveira do Barro.
“Este ano não tivemos muitas situações de limpeza, mas sobretudo acções de sensibilização”, adiantou Carlos Evaristo.
Ainda na sexta-feira, os organizadores do Limpar Portugal afirmaram que o próximo grande objectivo passa por associar a iniciativa ao Let’s do it world!, um projecto que pretende limpar o Planeta e que se realiza em 2012.
Já aderiram ao Let’s do it world! a Letónia, Lituânia, Roménia, Eslovénia, Portugal, Ucrânia e Holanda, sendo certo que outros países vão juntar-se à iniciativa nos próximos meses.
O objectivo é colocar milhares de voluntários a recolher lixo, em vários países, a partir de 24 de Março. “Pretende-se uma acção concertada a nível mundial, mas são coordenações nacionais independentes”, explicou Carlos Evaristo à Lusa.
Campanha Siga a Caçamba até o destino final!