segunda-feira, 28 de março de 2011

Especialistas: sustentabilidade é investimento em longo prazo

Especialistas: sustentabilidade é investimento em longo prazo



Se as discussões são movidas por divergências, o debate no final da tarde desta sexta-feira no 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade foi exemplar








Autor e assessor de sustentabilidade de corporações gigantes como Walmart, o jovem Adam Werbach deu uma palestra motivacional e dinâmica sobre a aplicação direta em empresas, enquanto o ambientalista e também autor Paul Hawken apresentou uma abordagem mais filosófica e pessimista, com sua voz pausada e cabelos grisalhos. No entanto, ambos concordam em uma coisa: sustentabilidade é um investimento que dará retorno no longo prazo.







Werbach trabalhou com o Walmart para conseguir que seus mais de dois milhões de funcionários participassem nos esforços de sustentabilidade da empresa. Ele criou o Projeto Pessoal de Sustentabilidade (PSP), baseado em um plano de metas transparente e específico para utilização de energia renovável e redução de resíduos, entre outras metas.







Para ele, o mundo passa por uma mudança drástica e é preciso inovar, não como um aparelho de barbear com quatro, cinco ou seis lâminas, mas com a percepção da mudança cultural.







O consultor foi bastante direto aos empresários presentes no grande salão do hotel Tropical. "Sustentabilidade em empresas significa possibilidade de lucro em longo prazo", afirmou. Se ainda restava alguma dúvida na cabeça dos empresários, ela deve ter se dissipado com o discurso catastrófico de Hawken.







"Sustentabilidade não é sobre consertar coisas, é a relação entre os dois sistemas mais complexos, os seres humanos e a natureza. É sobre segurança, saúde, um plano de longo prazo. Mudança climática pode ser chamada de volatilidade climática, é um nome melhor. É onde estaremos em 2050, se não reduzirmos 80% dos combustíveis fósseis nos próximos 25 anos", disse.







Segundo o ambientalista, essa redução significa construir 100 metros quadrados de painéis solares a cada minuto por 25 anos, ou uma piscina olímpica de algas por segundo durante 25 anos.







"Faça suas próprias contas do que você precisa fazer, não acredite nas minhas", afirmou Hawken. De acordo com ele, no entanto, substituir os combustíveis fósseis pelas alternativas existentes seria apenas rearranjar as mesmas peças de um quebra-cabeça. O especialista aposta em novas tecnologias como a fusão nuclear, que usa a energia liberada na compressão de gases de hidrogênio a altíssimas temperaturas.







Hawken aposta também no Brasil como um futuro líder em energias renováveis. "Vim para o Brasil com um objetivo: para dar uma mensagem. Acredito que o Brasil está prestes a se tornar um dos países mais importantes no mundo. As decisões que vocês tomarem agora vão ter um profundo efeito no século 21. É um novo país em termos de poder, tudo é possível", disse. Com um discurso profundamente humanista, Hawken afirmou que é o momento de "escolher ter mais coisas ou mais vida".







Crítica

Autor do livro Capitalismo natural: criando a próxima revolução industrial, Hawken também rebateu a postura do ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, que criticou o discurso científico dos ambientalistas no primeiro dia de fórum. "Para resolver nossos problemas, precisamos abrir os braços para englobar tudo. Não somos mais inteligentes, só vemos o mundo por outro ângulo. Todas as coisas estão conectadas", disse.













Fonte: Terra