Nova iluminação do Túnel Ayrton Senna com LED
26 de Janeiro de 2011 - 15:12
A nova tecnologia de iluminação implantada no Túnel Ayrton Senna possibilitará uma redução superior a 80% no consumo de energia. A entrada e saída do túnel, bem como o monumento em homenagem ao piloto também receberam uma iluminação especial, valorizando a arquitetura local.
O prefeito de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (25/1) a nova iluminação do Túnel Ayrton Senna e visitou o Centro de Monitoramento da CET.
Através do convênio entre a Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a AES Eletropaulo substituiu todo o sistema de iluminação do túnel Ayrton Senna por lâmpadas LED. Essa é a tecnologia mais moderna para iluminação e possibilitará uma redução superior a 80% no consumo de energia. A distribuidora investiu R$ 6,2 milhões na ação.
Com a construção de uma nova rede de fornecimento de energia elétrica para a iluminação do túnel, a ação visa prevenir o furto de lâmpadas e cabos no local, minimizando as interrupções por falta de energia. A entrada e saída do túnel, bem como o monumento em homenagem ao piloto Ayrton Senna também receberam uma iluminação especial, valorizando a arquitetura local.
O Ayrton Senna é o primeiro túnel da região metropolitana de São Paulo a ter lâmpadas LED. Devido à sua longa vida útil essa tecnologia irá reduzir consideravelmente a manutenção do sistema de iluminação do túnel. Além disso, as lâmpadas LED têm alto índice de reprodução de cores, melhorando a segurança dos motoristas que trafegarão pelo túnel.