terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ecoturismo lança edital para capacitar gestores e funcionários dos Parques Estaduais


Ecoturismo lança edital para capacitar gestores e funcionários dos Parques Estaduais



14/02/2011 - 17:18






O objetivo é incentivar que as atividades voltadas ao turismo de aventura busquem a padronização segundo as normas da ABNT



A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Mata Atlântica, lança edital para contratação de serviço especializado na capacitação dos gestores dos parques estaduais e dos funcionários envolvidos com a gestão de visitação nas UC´s - Unidades de Conservação.



Segundo a gerente de Ecoturismo, Anna Carolina Lobo, o objetivo é capacitar e qualificar os funcionários com as normas e critérios da ABNT para turismo de aventura. “É uma iniciativa nossa e inovadora, queremos incentivar que as atividades voltadas ao turismo de aventura busquem a padronização em segurança e qualidade dos serviços segundo as normas brasileiras desenvolvidas pela ABNT, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA” afirmou Anna Carolina.



Os investimentos do Projeto de Ecoturismo devem potencializar a atratividade dos parques e promover a qualidade da experiência dos visitantes. Por esse motivo, os investimentos totais incluirão não apenas equipamentos para a prática de atividades (trilhas, mirantes, centros de visitantes, etc.), mas, também, a melhoria e/ou ampliação de meios de hospedagem e comercialização de alimentos e bebidas, artesanatos e outros serviços turísticos que poderão ser concessionados ao setor privado.



A iniciativa fortalece a gestão pública, incluindo uma nova política para a visitação nos parques focada nas diretrizes básicas para a implementação do ecoturismo e turismo de aventura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável regional.



O edital está disponível no site do projeto Ecoturismo na Mata Atlântica