quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PROGRAMA ABRACE UM PARQUE DO INSTITUTO BRASILIA AMBIENTAL- IBRAM

Programa Abrace um Parque


(23/12/2010 - 14:28)

Fonte: http://www.ibram.df.gov.br/003/00301015.asp?ttCD_CHAVE=137100



A parceria entre o Governo do Distrito Federal, empresas públicas, instituições, organizações não governamentais e pessoas físicas voluntárias tem permitido a implantação gradativa dos parques do Distrito Federal. Por meio do Programa Abrace um Parque, iniciativa do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), estão sendo investidos mais de R$ 6,7 milhões nas áreas administradas pelo Instituto. Atualmente são 14 projetos analisados e aprovados pela Comissão de Seleção e Avaliação do Programa, que estão sendo executados em 15 parques.



Gustavo Souto Maior, presidente do IBRAM, explica que “o Programa foi lançado na tentativa de tirar os 67 parques do papel. Os parques foram criados por decretos e leis, mas a grande maioria dessas áreas não foi implantada nem possui estrutura adequada para que a população possa visitar e desfrutar de opções de lazer. Já foi captado junto a iniciativa privada cerca de R$ 7 milhões, valor que representa 30% de todo o orçamento do IBRAM”. Ele ainda ressalta que o Instituto é responsável pelas informações técnicas, mas a decisão final para a implantação dos parques é feita de forma participativa com a comunidade.



Propostas aprovadas



Com o prazo de execução de dez anos, a proposta para o Parque Bosque dos Constituintes, localizado atrás da Praça dos Três Poderes, visa à implementação da segurança e limpeza; a construção e reforma de edificações; a reconstituição da cobertura vegetal original; além da recuperação de áreas degradadas. A Câmara dos Deputados é o parceiro nesse projeto.



O Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul, na 614 Sul, será beneficiado com uma Vila Holística. O Instituto Holístico Universal está construindo no local infraestrutura para a prática de cursos e palestras sobre terapias holísticas. Além disso, o Plano de Manejo e uma unidade de bioconstrução são projetos apresentados pelo Instituto de Permacultura, Organização, Ecovillas e Meio Ambiente (Ipoema) que prevê a instalação de equipamentos de lazer, esportivos e ecológicos, e implantação de tecnologias sustentáveis.





Outras propostas apresentadas, aprovadas e realizadas por meio do Programa Abrace um Parque no Parque Ezechias Heringer, no Guará, foram a construção do Orquidário e a elaboração do Plano de Manejo.



Um projeto destinado a população da terceira idade será implantado nos Parques de Águas Claras e Olhos D´Água. O “Vô, pro parque” tem o objetivo de implementar e manter infraestrutura, além de disponibilizar atividades para esse público.



O projeto “Parque e Coleta Seletiva” mobiliza a comunidade freqüentadora do Parque Olhos D´Água para contribuir com a reciclagem. A proposta beneficia os moradores do Varjão que trabalham com reciclagem, possibilitando a geração de emprego e renda nessa comunidade.



No Parque Areal, localizado em Águas Claras, o Programa Abrace um Parque garante a elaboração do diagnóstico ambiental da área. Isso permitirá a implantação de programas ambientais, sistema de informação geográfica, recuperação áreas degradadas e recomposição paisagística do local.



Veja quadro com todas as propostas e valores a serem investidos.


O Programa - Instituído por meio do Decreto n° 29.164, de 16 de junho de 2008, o Programa Abrace um Parque é gerenciado pela Superintendência de Gestão de Áreas Protegidas do IBRAM (SUGAP). A iniciativa possui uma Comissão de Seleção e Avaliação formada por representantes do IBRAM e da sociedade civil organizada, que tem como função selecionar, avaliar e acompanhar a execução dos projetos. Saiba mais sobre o Programa.



Veja o vídeo sobre o Programa Abrace um Parque.


(Thaís Alves)