quarta-feira, 17 de março de 2010

Revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos

Na Semana da Água, Brasil revisa Plano Nacional de Recursos Hídricos

17/03/2010 18:25 - Portal Brasil





Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), o Brasil vai começar a revisar o atual Plano Nacional de Recursos Hídricos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).



Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério da Costa, o trabalho terá a participação da Agência Nacional de Águas (ANA) e da sociedade civil. De acordo com Costa, nos últimos anos, o país tem priorizado ações no setor e a água deixou de ser vista apenas como um recurso natural.



“O Brasil é o único país das Américas a cumprir a meta de, até 2005, ter criado esse plano. É um instrumento que pretende influenciar todas as políticas setoriais - indústria, agropecuária, turismo, energia –, um conjunto de metas que possa ser referência para os planos setoriais”, disse, durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.



Na reunião, o diretor da ANA, Paulo Varella, afirmou que o Brasil, por ser reconhecido como “país das águas”, tem maior responsabilidade e precisa se preparar para enfrentar o desafio de preservação. Ele elogiou a atual legislação e a perspectiva de uma gestão integrada, descentralizada e participativa.



Representando a sociedade civil, o diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, avaliou que ainda é preciso avançar muito e lutar para que as margens dos rios, por exemplo, se tornem um dos maiores patrimônios da sociedade brasileira.

“Rios são o termômetro da cidade, sabemos se há doença, mau uso. Se conseguirmos traduzir para a sociedade uma ação socioambiental de recuperação dos rios, vamos fazer uma gestão eficiente de água. A participação da sociedade é determinante”, destacou.







Amazônia



Na Amazônia, região que concentra as maiores reservas de água do planeta, o Dia Mundial da Água será comemorado com vários eventos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa-MCT). Em parceria com o Centro Cultural Thiago de Melo, o Inpa promove nesta quinta-feira (18) um ciclo de palestras sobre o tema.



O evento será realizado no auditório do Centro Cultural, Zona Norte de Manaus, de 8h30 às 18h. A atividade é pedagógica e reunirá um grupo de oito pesquisadores do Inpa, que apresentarão temas envolvendo a questão da água e suas peculiaridades na região amazônica para estudantes, professores, lideranças comunitárias.



Para o funcionário do Centro Cultural Thiago de Melo, Fernando Ramos, a discussão da temática junto à comunidade é importante para a preservação da água. “Acreditamos que é preciso maior discussão sobre a importância e preservação deste bem tão fundamental para a







Fonte:

Ministério da Ciência e Tecnologia

Agência Brasil