sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Novo Castelão: preocupação ambiental, uma das marcas do projeto










16/12/2012 - 11:40
Usina de reciclagem, reaproveitamento da água, sensores de iluminação e reaproveitamento das antigas estruturas fizeram parte da história da reforma do Castelão


A agenda da sustentabilidade é um dos traços da organização da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil. Uma das exigências do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conceder o financiamento de até R$ 400 milhões por arena foi que elas buscassem certificação ambiental durante a construção.

No Castelão, essa marca é visível. Para conseguir a certificação LEED, emitida pelo Green Building Council a construções sustentáveis, houve uma série de ações. Entre elas, a montagem de uma usina de reciclagem no canteiro de obras. Com ela, foi possível reutilizar 36 mil toneladas do concreto da demolição de parte do antigo estádio na pavimentação do novo estacionamento.
Boa parte das antigas estruturas metálicas e do aço da cobertura foi separada e destinada à reciclagem. Os materiais em bom estado foram doados. Treze cidades se beneficiaram com quase 60 mil cadeiras, placares eletrônicos, gramado e cobertura dos bancos de reservas.
Para garantir a limpeza no entorno da construção e evitar o desgaste do solo, foi implantado um sistema de lava-rodas para os caminhões que circulavam no canteiro.

Captação de água
Em outra frente foi criado um sistema de captação de água pluvial para utilizá-la na irrigação do gramado e nos banheiros. Banheiros que foram pensados com metais e louças com menor consumo de água, como descargas com opção de fluxo diferenciado e torneiras com temporizadores. Os vasos sanitários são a vácuo, o mesmo sistema usado em aeronaves, o que economiza 90% da água que seria utilizada em um sistema normal.

"O estádio foi todo pensado para ser um edifício verde. O ar-condicionado é especial em termos de consumo de gás. A cobertura tem um conforto térmico e cor branca para refletir os raios solares e toda a madeira utilizada é certificada, extraída de florestas de manejo", disse Silvio Andrade, presidente da Arena Castelão, responsável pela reforma e operação do estádio até 2018.
Sensores de presença fazem com que a iluminação seja inteligente e evite desperdícios. Até no estacionamento há características que incentivam a preocupação com o meio ambiente, como os espaços reservados para carona solidária, carro com combustível renovável e bicicletário para funcionários.

Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME
Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME#Cobertura reflete os raios solares e proporciona conforto térmico
Cobertura reflete os raios solares e proporciona conforto térmico