sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Arquiteto grego projeta residência com eficiência energética


14 de December de 2012 • Atualizado às 13h33


| Foto: Digsdigs
Uma casa sustentável e moderna foi construída na cidade de Attica, na Grécia. O modelo é uma inspiração para os que querem projetar uma residência ecológica sem perder o conforto e a aparência de uma construção tradicional.
A arquitetura foi desenvolvida pelo arquiteto Nikos Koukourakis junto a seus associados. Muitos profissionais ao projetarem casas ecológicas colocam no papel muitas ideias interessantes, mas pouco viáveis. Não é o caso deste projeto. Bem similar a uma residência tradicional, o projeto apostou em características sustentáveis aplicáveis.
A casa foi pensada para se conectar com um jardim com grandes aberturas em vários cômodos o que também proporciona uma bela paisagem verde aos moradores. Dentro da residência foram colocadas janelas de alumínio com sistema térmico e vidro triplex, impedindo que o calor escape de dentro do ambiente nos dias frios, economizando no aquecimento.
Além disso, cerca de 70% dos aparelhos de iluminação usam LED e ainda contam com sistemas de acendimento automático para economia de energia. As janelas também são bem amplas, o que ajuda a aproveitar a luz natural durante o dia.
Toda a seleção de materiais, acessórios e iluminação foram questões pensadas pelo arquiteto Koukourakis. Um dos detalhes interessante é a ponte que liga a entrada principal da casa. A preferência pela cor branca do edifício, as linhas simples da casa e as aberturas ajudam a destacar o cenário verde. Com informações do Espaço decorado e Yatzer.
Redação CicloVivo