domingo, 10 de junho de 2012

Minimizar os riscos de acidentes também faz parte da obra sustentável


29/Maio/2012

Sinduscon-DF elabora checklist para fiscalização de obras


Documento visa estimular empresas a acompanharem os requisitos de segurança necessários, evitando acidentes e punições


Aline Rocha


Marcelo Scandaroli
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), por meio da sua Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT), elaborou um checklist para orientar as construtoras quanto à fiscalização das obras. O objetivo da lista é minimizar os acidentes e evitar ações punitivas pelos agentes da fiscalização, fazendo com que as empresas acompanhem os requisitos mínimos a serem cumpridos nos canteiros de obras.
O checklist possui 14 páginas. Entre os itens analisados, estão instalação sanitária, alojamento, escavações e fundações, armações de aço, estruturas de concreto e equipamento de proteção individual.
O Sinduscon-DF ressalta que o documento é somente um resumo de orientação. Portanto, não abrange todas as Normas Reguladoras ou as demais legislações.
Para acessar o checklist, clique aqui.



Sinduscon-DF elabora checklist para orientar empresas quanto à fiscalização das obras 




Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF 
Segurança no trabalho é prioridade para o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Por meio da Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT), o sindicato desenvolve ações para levar até as empresas associadas as melhores práticas. 

Para cumprir sua missão, o  Sinduscon-DF informa as empresas associadas que a fiscalização às obras continuarão intensas. Com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes e evitar ações punitivas pelos agentes da fiscalização, a CPRT elaborou um checklist com os itens mais fiscalizados para que as empresas façam um acompanhamento dos requisitos mínimos a serem cumpridos nos canteiros de obras. 

O checklist é só um resumo que serve de orientação e que não abrange todas as Normas Reguladoras, bem como as demais legislações vigentes.