domingo, 11 de março de 2012

Projeto Conduta Consciente preserva recursos naturais de Areia Vermelha


10 de Março de 2012


Com o slogan "Não deixe nossa praia vermelha de vergonha”, o projeto "Conduta Consciente”, no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, viabiliza o turismo sustentável, amenizando os impactos ambientais que atingem a região. Agentes ambientais orientam sobre o uso da região e distribuem material informativo, com dicas de preservação da vida no parque marinho. O material é ilustrado com um mapa que mostra cada ponto disponível para uso, como locais de embarque, banho e mergulho, corais e estacionamento de embarcações, além da localização de agentes e polícia ambientais.

O trabalho dos agentes ambientais vem sendo realizado tanto no interior das embarcações, durante o percurso, como no banco de areia e nas áreas destinadas ao banho. Os agentes orientam quanto aos cuidados com os corais, para que as pessoas não pisem nesses animais, e também para que as embarcações não ancorem nesses pontos. Os visitantes também são orientados a não levar nada da ilha, para não causar desequilíbrio ao meio ambiente, não alimentar os peixes; recolher o lixo; desligar o som ou qualquer tipo de ruído durante a permanência na ilha; e nadar ou mergulhar nas áreas reservadas, longe do tráfego de embarcações.

Com apoio da Prefeitura de Cabedelo, o projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA) da Sudema, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O trabalho de conscientização em Areia Vermelha vai ser realizado até que se inicie o período de chuvas, quando diminui o fluxo até a ilha. A idéia, no entanto, é que os resultados dessa ação subsidiem o plano de manejo na região e viabilizem o turismo.

A visitação da região só é possível durante a maré baixa, quando o passeio e a estadia no banco de areia duram, no máximo, quatro horas. Para tanto, durante este mês, o melhor período para aproveitar as belezas naturais de Areia Vermelha, serão de 07/03 a 13/03 e de 19/03 a 26/03, quando a maré estará abaixo dos 0,5 metros.

**Histórico –** O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é localizado no município de Cabedelo e foi criado pelo decreto estadual 21.263, de 28 de agosto de 2000. A área de 230,91 hectares é formada por recifes de corais – um dos poucos ecossistemas recifais do Atlântico Sul – e abriga grande biodiversidade marinha. O banco de areia é um dos locais mais procurados pelos visitantes durante o verão.

O parque foi criado para proteger e preservar integralmente os recursos naturais do ecossistema: a coroa, os recifes, a periferia (piscinas naturais), a fauna e a flora marinhas. De acordo com uma legislação ambiental específica, algumas atividades são proibidas no Parque, como práticas que venham a causar danos, poluição e degradação do ecossistema; lançamento de resíduos e detritos de qualquer natureza, passíveis de provocar deterioração à área; exercício de atividades de captura, pesca, extrativismo e degradação dos recifes; e uso de equipamentos náuticos não autorizados.****


Secom-PB