terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Uma alternativa. Furoshiki: prático, bonito e ecológico



Furoshiki: prático, bonito e ecológico

Técnica japonesa cria práticas embalagens e bolsas de tecido 


por Henrique J. Minatogawa
24.01.2012
fonte: http://madeinjapan.uol.com.br/2012/01/24/furoshiki-pratico-bonito-e-ecologico/ 

O nó do furoshiki é simples, mas muito resistenteO nó do furoshiki é simples, mas muito resistenteFuroshiki é uma técnica de embrulho tipicamente japonês feito com tecido. Na sua origem, que remonta ao período Nara (710-794), era utilizado para transportar objetos no dia a dia. Progressivamente, passou a ser usado como embalagem para presente.
Praticamente qualquer tecido pode ser usado para fazer o furoshiki, contanto que seja maleável o suficiente para comportar nós. Tradicionalmente, é feito a partir de um tecido quadrado, com lados de 45, 50, 68, 75, 90, 105, 120, 128, 180, 205 ou 238 cm.
Segundo a tradição, a pessoa leva o presente embrulhado no furoshiki, desembrulha, entrega o presente e leva o furoshiki de volta – basicamente, funciona apenas para transporte.
Nesses casos, há uma parte branca em uma das extremidades do tecido para que o proprietário escreva seu nome. Hoje em dia, porém, o furoshiki pode ser incluído no presente.
Clique aqui para assistir a vídeos que ensinam a fazer o nó básico e três sugestões de uso





Saiba como fazer bolsas de furoshiki

Vídeos ensinam a preparação do nó básico e três variações de bolsa 


por Redação Hashitag
31.01.2012
fonte: http://madeinjapan.uol.com.br/2012/01/31/saiba-como-fazer-bolsas-de-furoshiki/ 

Quando bem feito, o nó do furoshiki suporta muito peso
Quando bem feito, o nó do furoshiki suporta muito peso
Furoshiki é uma técnica japonesa que usa tecidos para produzir embalagens e bolsas. O próprio tecido e os produtos resultantes também são comumente chamados de furoshiki.
O furoshiki pode ser usado para carregar diversos tipos de objetos – é uma ótima alternativa nesta época de restrições de distribuição de sacolas plásticas.
Assista, a seguir, a vídeos que ensinam a fazer o nó básico do furoshiki e sugestões de bolsas e embalagens. Depois de aprender a fazer o nó, use a criatividade para inventar novos modelos.
Nó básico




Bolsa




Porta-garrafa




Porta-garrafas





Produção: Jeff Ono
Agradecimento: Cláudio Sampei
Veja também:
.: Furoshiki: prático, bonito e ecológico





Etsuko Yamada divulga uso do furoshiki no Brasil

Designer japonesa ensina a utilizar o lenço tradicional de forma fashion


por Redação Made in Japan
16.11.2010
Professora Yamada em São Paulo. Ao fundo, panos de furoshiki e embalagem para garrafa com o tecido
Professora Etsuko Yamada em São Paulo. Ao fundo, panos de furoshiki e embalagem para garrafa com o tecido
.: Aprenda a fazer os nós básicos do furoshiki
.: Aprenda a fazer uma bolsa de furoshiki
.: Aprenda a fazer um embrulho para presente de furoshiki
.: Aprenda a fazer um embrulho para garrafa de furoshiki
.: Aprenda a fazer uma ecobag de furoshiki
.: Aprenda a fazer uma sacola fashion de furoshiki
Embalagens e bolsas de furoshikiEmbalagens e bolsas de furoshikiO furoshiki é um tecido tradicional japonês que, quando dobrado, assume diferentes formas e funções - como embalagens, bolsas ou peças de roupa. A pesquisadora japonesa Etsuko Yamada é uma das maiores especialistas no tema e esteve no Brasil, em novembro, para divulgar a utilização do furoshiki como item de moda e opção ecológica às sacolas plásticas.
Yamada realizou palestras e workshops no Rio de Janeiro, em Maringá e em São Paulo, a convite da Fundação Japão. Nos eventos, a professora ensinou diferentes formas de utilização do furoshiki e propôs releituras fashion da peça (veja os vídeos no fim da reportagem), que já era utilizada para carregar objetos há 1.300 anos.
“O furoshiki é um objeto muito simples e, ainda assim, tem muito da cultura japonesa dentro de si. Realmente acredito que podemos sentir e conhecer melhor a essência do Japão por meio dele”, diz Yamada.
A professora é fundadora da primeira loja de furoshiki do Japão, a “Musu-bi”, inaugurada em 2005 com o objetivo de trazer o tecido tradicional ao mundo contemporâneo, por meio de padronagens modernas e antenadas com o universo pop. No currículo de Yamada também consta a publicação de quatro livros sobre o tecido japonês.
A professora, especialista em design têxtil, conversou com a Made in Japanantes de seu workshop em São Paulo, dia 6. Confira a entrevista.
Entrevista - Professora Etsuko Yamada
Etsuko Yamada exibe uma das padronagens de furoshiki criadas por elaExposição de furoshiki em São Paulo
A professora Etsuko Yamada realiza, até 30 de novembro, a exposição “Furoshiki - A Beleza da Embalagem Tradicional Japonesa”, no Espaço Joh Mabe. Serão expostas aproximadamente 100 peças produzidas pela Musu-bi (na foto, Yamada exibe uma das padronagens de furoshiki criadas por ela).
Quando: 5 a 30 de novembro, das 10h às 18h
Onde: Espaço Joh Mabe – Av. Brigadeiro Luís Antonio, 4225 – Jd. Paulista – São Paulo (SP)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (11) 3885-7140 ou (11) 3884-1277
Os jovens no Japão já estão começando a ver o furoshiki como um produto de design moderno?
As pessoas que estão engajadas na divulgação do furoshiki no Japão são, geralmente, muito jovens. Há certa tendência de relacionar a arte do furoshiki a pessoas mais velhas, mas muitos daqueles que hoje tentam aplicá-lo de maneira criativa sequer o conheciam antes. No entanto, ainda é uma parcela pequena de jovens.
Por que você abriu a loja Musu-bi, no bairro jovem de Harajuku, em Tóquio? Você já via a possibilidade de o furoshiki se tornar algo popular entre as novas gerações?
Eu comecei a loja em 2005. Na verdade, não tinha muitas expectativas. De certa forma, até sentia que poderia ser um risco, pois a tradição do furoshiki parecia estar acabando. Sabemos, evidentemente, da importância e do potencial do furoshiki como um produto que contribui para o meio ambiente. No entanto, queria mostrar que o furoshiki é um produto com potencial de ser utilizado pela juventude. Se a cultura do furoshiki acabasse, significaria muito mais do que o desaparecimento do produto em si. Outras coisas invisíveis envolvem essa tradição, como a sabedoria, a postura espiritual e o sentimento das pessoas que mantiveram a cultura.
Fale um pouco sobre o centro de pesquisa do furoshiki, da Musu-bi.
Temos um centro de pesquisas da tradição japonesa em Kyoto. Esse centro não se limita a desenvolver e produzir o furoshiki para venda. Nós temos a missão de transmitir valores da cultura tradicional japonesa às gerações futuras. Para isso, pesquisamos essas tradições.
Dê um exemplo desses valores que você pretende transmitir.
O furoshiki é um bom suporte. Temos aqui um pano quadrado que pode ser utilizado de diversas formas. Nesse sentido, é um produto muito japonês. O hashi é outro exemplo: os japoneses utilizam apenas o hashi para comer, e a comida já é preparada de forma que possa ser comida com ele. É diferente do Ocidente, em que existe a cultura de várias ferramentas para um único fim. Aqui, utilizam-se garfo, faca e colher para comer. O conceito de utilizar uma ferramenta para diversas utilizações faz parte da sabedoria japonesa. Não indica escassez de recursos; trata-se de uma maneira de pensar.
Como é o processo de criação de estampas? Varia de acordo com a época do ano?
Há, tradicionalmente, duas direções em relação às padronagens de furoshiki: as estampas festivas e as que remetem a estações do ano. No entanto, pretendemos também que o furoshiki se adeque ao vestuário do dia a dia e à moda. Sua aplicação deve ser contemporânea. Temos vários designers trabalhando na Musu-bi, que utilizam mensagens ecológicas, entre outras. Esse espírito de deixar uma mensagem implícita no furoshiki é muito forte.
Por que a escolha pelo Brasil, para divulgar a arte do furoshiki?
Tenho um forte laço de intercâmbio com o Brasil, que começou com a professora Sofia Kamatani. Ela me contatou por e-mail e se apresentou como uma designer que se dedicava à cultura do furoshiki. Fiquei muito feliz com a iniciativa. A partir daí, começamos a nos falar e nossa comunicação tornou-se frequente. Imaginei que, se pudesse colaborar com esse intercâmbio entre Brasil e Japão, me colocaria totalmente à disposição.
Cobertura completa: Etsuko Yamada divulga uso do furoshiki no Brasil
Aprenda a fazer os nós básicos do furoshiki

Aprenda a fazer uma bolsa de furoshiki
A designer japonesa Etsuko Yamada esteve no Brasil em novembro de 2010 para divulgar o tradicional lenço japonês que, dobrado, transforma-se em bolsas e embalagens
Aprenda a fazer um embrulho para presente de furoshiki
A designer japonesa Etsuko Yamada esteve no Brasil em novembro de 2010 para divulgar o tradicional lenço japonês que, dobrado, transforma-se em bolsas e embalagens
Aprenda a fazer um embrulho para garrafa de furoshiki
A designer japonesa Etsuko Yamada esteve no Brasil em novembro de 2010 para divulgar o tradicional lenço japonês que, dobrado, transforma-se em bolsas e embalagens
Aprenda a fazer uma ecobag de furoshiki
A designer japonesa Etsuko Yamada esteve no Brasil em novembro de 2010 para divulgar o tradicional lenço japonês que, dobrado, transforma-se em bolsas e embalagens
Aprenda a fazer uma sacola fashion de furoshiki
A designer japonesa Etsuko Yamada esteve no Brasil em novembro de 2010 para divulgar o tradicional lenço japonês que, dobrado, transforma-se em bolsas e embalagens