Uso racional de água no canteiro
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/162/artigo185458-1.asp
Ações simples podem ajudar a reduzir o consumo de água nos canteiros, com impactos positivos para o meio ambiente e também para o bolso do construtor
Vaso acopladoO consumo de água diário por operário não alojado em um canteiro de obras pode chegar a 45 l. Quando as refeições são preparadas na obra, esse valor chega a 65 l. A utilização de vasos sanitários com caixa acoplada é uma das ações que permitem reduzir esse consumo. Segundo a RKM Engenharia, com a caixa acoplada é possível reduzir em 50% o consumo de água ao se dar descarga, em comparação com vasos sanitários com válvulas.
Poço artesianoO acesso à água subterrânea presente no aquífero, através poços tubulares profundos (poços artesianos), pode contribuir para reduzir o consumo de água das concessionárias. Durante as obras, a água retirada pode ser usada na limpeza de áreas e equipamentos do canteiro. Após conclusão da obra, o condomínio pode se beneficiar com a existência de um poço artesiano, desvinculando-se parcialmente da companhia de fornecimento local. (Consulte antes a legislação de sua cidade.)
Redutores de vazãoEm geral, as construtoras tendem a adquirir os metais sanitários mais em conta. Mas já há opções que economizam água e têm custo competitivo. Ainda que não dê para usar torneiras com desligamento automático e chuveiros com temporizadores, é possível economizar água com a instalação de arejadores e redutores de vazão.