domingo, 5 de fevereiro de 2012

Promovendo os Direitos de Sustentabilidade


http://www.rio20.info/2012/noticias-2/promovendo-os-direitos-de-sustentabilidade

O link anexo ileva à apresentação de Paul L. Quintos, o organizador chefe da campanha Rights for Sustainability (R4S – Os Direitos de Sustentabilidade). Para dúvidas e comentários, contate-o no e-mail pquintos.ibon@gmail.com.
A IBON International recentemente lançou uma campanha global em Nova York chamada de "Rights for Sustainability" (“Direitos de Sustentabilidade”), como uma maneira de avançar com um quadro baseado em direitos para o desenvolvimento sustentável. Essa abordagem baseada em direitos ajuda a assegurar arranjos sociais onde os direitos são cumpridos e fortalecem mecanismos de direitos que aumentarão o poder dos pobres. Ela também oferece ferramentas para o cumprimento das metas de desenvolvimento e fortalecem o equilíbrio entre os três pilares/dimensões do desenvolvimento sustentável.
A Iniciativa Direitos de Sustentabilidade em última instância busca promover uma abordagem baseada em direitos para o desenvolvimento sustentável como um modo de assegurar a igualdade e a justiça inter- e intra-geracionais são preocupações central na agenda da reforma para a Rio+20 e além.
Uma abordagem baseada em direitos para o desenvolvimento sustentável está fundamentada em princípios de empoderamento, igualdade e justiça. Ela defend que a realização dos direitos humanos é o objetivo final das estratégias de desenvolvimento. Ela reconhece os direitos coletivos dos povos para bens comuns – os elementos indispensáveis à vida como água, alimento e terra, assim como bens e serviços públicos como a saúde, a educação, e eletricidade, o transporte, as comunicações e outros serviços. Ela reconhece que a geração atual tem a obrigação de salvaguardar e montar a base para assegurar o bem-estar das gerações futuras.