quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Telhas termoisolantes




Cobertura isolante minimiza trocas térmicas e economiza energia elétrica

http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/8/artigo239377-1.asp 

Por Juliana Nakamura



As telhas termoisolantes são indicadas para diferentes edificações, sempre que for necessário minimizar trocas térmicas, condicionar temperaturas internas (no caso de climatização) e reduzir o consumo de energia elétrica com sistemas de ar-condicionado. A cobertura também pode ser utilizada em regiões com elevada concentração de umidade no ar, para evitar o gotejamento que ocorre com a condensação da umidade interna quando em contato com as coberturas aquecidas pela ação do sol. Inicialmente desenvolvida para cobrir grandes áreas, as telhas termoisolantes ganharam recentemente mais uma aplicação: com um acabamento de menor custo, passaram a ser empregadas também em habitações populares.

Daniel Beneventi
Clique aqui para ver infográfico

1) Características técnicas
Tipo sanduíche (telha + isolante + telha), o sistema é composto por duas chapas de aço ou alumínio e um material isolante, que pode ser poliuretano, poliestireno expandido ou lãs de rocha ou de vidro. O núcleo isolante minimiza as trocas térmicas, ou seja, o ar frio não se dispersa e o ar quente tem sua ação diminuída no interior da edificação. Em geral, os sistemas têm como características o baixo peso, agilidade e facilidade de montagem, além de dispensar a execução de forros ou de lajes adicionais.
2) Barreira térmica
As soluções disponíveis no mercado se diferenciam de acordo com o tipo de isolante empregado, as espessuras do material (que proporcionam diferentes classes de conforto térmico e acústico) e a chapa metálica. Para se ter uma ideia, quando utilizado em placas com densidade de 13 kg/m³, o poliestireno gera coeficiente de condutividade térmica k=0.029 kcal/mhºC. O mesmo material, com densidade de 20 kg/m³, apresenta coeficiente de condutividade térmica k=0.026 kcal/mhºC. De melhor desempenho termoacústico, o poliuretano com densidade de 39 kg/m³ possui K=0.016 kcal/mhºC. O coeficiente de condutividade térmica (K) é o fluxo de calor por metro quadrado que atravessa uma parede de 1 m de espessura do material homogêneo para um grau centígrado de diferença de temperatura entre suas duas faces.
3) Especificação
As coberturas termoisolantes podem ser encontradas também com telhas de diferentes formatos. Em geral, os produtos que possuem perfis ondulados ou trapezoidais são recomendados para coberturas em forma de arco ou que exigem sobrecargas concentradas. Já para cobertura de forma curva aconselha-se usar telha metálica ondulada com lã de vidro. Os acabamentos também são variados: as telhas podem também ser produzidas com aço pintado, filme de polietileno, dispensando acabamento interno.
4) Instalação
As telhas termoacústicas são montadas sobre terças metálicas ou de concreto com parafuso autobrocante. A fixação é feita sempre na onda alta da telha. Em função da leveza do telhado e da resistência estrutural das telhas é possível economizar no número de terças, eliminando 100% das ripas. A fixação das telhas é feita com parafuso autobrocante. Pesando apenas 10 kg/m² em média, as telhas podem ser manuseadas sem o uso de equipamentos e fixadas com ferramentas convencionais. Cumeeira e perfis de acabamento são fixados na sequência com parafusos de fixação e de costura.

Normatização

Ainda não há normas técnicas específicas que orientem a fabricação de telhas metálicas termoisolantes. Mas existem normas para os materiais que compõem o sistema, tais como as chapas de alumínio (NBR 7823:2007) e as telhas de aço revestido de seção trapezoidal (NBR 14514:2008).
Fontes: Danica, Isoeste e Eucatex.