Sanitários públicos para cadeirantes
Sanitários com acessibilidade universal contam com barras de apoio e áreas adequadas para circulação e transferência
Por Rodnei Corsini
Para permitir o acesso irrestrito de cadeirantes e pessoas com deficiência física, os sanitários precisam seguir normas de acessibilidade quanto à instalação de bacia, lavatório, barras de apoio e outros acessórios. Além disso, são necessárias áreas adequadas para circulação e transferência do cadeirante e entradas independentes. Em um banheiro de uso comum, os boxes sanitários acessíveis devem estar próximos à área de circulação principal, além de serem devidamente sinalizados. Segundo a norma NBR 9050, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), 5% da capacidade dos sanitários deve atender aos deficientes. A mesma proporção se aplica a cada uma das peças (espelhos, pias etc.), ou seja, 5% do total de cada item deve ser voltado às especificidades de atendimento a cadeirantes. Essa porcentagem pode variar conforme as leis de acessibilidade municipais, mas segundo a lei federal 10.098/2000 "os banheiros de uso público existentes ou a construir em parques, praças, jardins e espaços livres públicos deverão ser acessíveis e dispor, pelo menos, de um sanitário e um lavatório que atendam às especificações das normas técnicas da ABNT". Confira detalhes de um projeto de sanitário acessível.
1 Vaso sanitário
Os boxes para o vaso sanitário devem garantir as áreas para transferência diagonal, lateral e perpendicular, além da área de manobra para rotação de 180o da cadeira de rodas. Os vasos devem estar a uma altura entre 0,43 m e 0,45 m do piso (medição entre a borda superior da bacia ao piso). Com o assento, essa altura deve ser de no máximo 0,46 m. Para atingir a altura, sugere-se o uso de bacia suspensa ou de plataforma sob a base , contanto que a plataforma não ultrapasse 5 cm do contorno da base da bacia. O acionamento da descarga de leve pressão deve estar a uma altura de 1 m. É recomendado ainda que a papeleira esteja ao alcance da pessoa sentada no vaso e que, no caso de existência de bacia com caixa acoplada, a distância mínima entre a barra do fundo e a tampa da caixa acoplada seja de 0,15 m.
2 Barras de apoio
Todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem ter diâmetro entre 3 cm e 4,5 cm, e estar firmemente fixadas em paredes ou divisórias a uma distância mínima destas de 4 cm da face interna da barra. As barras também devem estar devidamente instaladas nas portas das cabines de sanitários.
3 Lavatórios
Os lavatórios devem ser suspensos, sem colunas ou gabinetes, e com a borda superior a uma altura entre 0,78 m e 0,8 m do piso, e garantir a aproximação frontal para usuários em cadeiras de rodas. É importante que haja uma altura livre mínima de 0,73 m na sua parte inferior frontal - não devem ser utilizadas colunas até o piso ou gabinetes. As torneiras devem ter acionamento por meio de alavanca, sensor eletrônico (célula fotoelétrica) ou do tipo monocomando. O comando da torneira deve estar a no máximo 0,5 m da face frontal do lavatório.
Se o espelho for instalado na posição vertical, a altura da borda inferior deve ser de, no máximo, 0,9 m. E a da borda superior de, no mínimo, 1,8 m do piso. Se o espelho for inclinado em 10o em relação ao plano vertical, a altura da borda inferior deve ser de, no máximo, 1,1 m e a da borda superior de, no mínimo, 1,8 m do piso.
|