terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"Ponte de safena" nos parques tombados: Manutenção hidráulica e elétrica pelo método não destrutivo!


Perfuração horizontal direcionada


Método não destrutivo permite substituir tubulações antigas




A substituição ou alargamento de tubulações por método não destrutivo viabiliza a implantação de novas redes com reduzido impacto no ambiente urbano. Um dos principais cuidados para execução dessa solução é solicitar o cadastro das redes existentes, fazer mapeamento e sondagens para confirmação das interferências e estudo de solo. Por meio dessa tecnologia é possível instalar novas tubulações, substituir instalações antigas ou desobstruir e revestir tubulação antiga. Veja detalhes da técnica:



Perfuração piloto Inicialmente, é executada a perfuração piloto. O diâmetro, que obedece o tamanho da cabeça de perfuração do equipamento, varia geralmente entre 2" e 12" (polegadas). A velocidade de perfuração depende do tamanho do equipamento, tipo de solo e diâmetro e tipo da tubulação a ser inserida.

Equipamento de perfuração É composto por cabeça de perfuração em formato de cunha, hastes de perfuração flexíveis rosqueadas umas nas outras. O comprimento varia de 1,80 m a 4,5 m. Durante a perfuração as hastes são inseridas no solo até a extensão necessária.

Monitoramento A cabeça de perfuração conta com transmissor que emite sinais para o receptor na superfície. Esse sistema é responsável pelas informações de profundidade, direção e inclinação da cabeça de perfuração. Assim, é possível acertar o direcionamento da perfuração ao longo do trajeto.

Alargamento Para puxar a tubulação é necessário aumentar o orifício entre 1,25 e 1,5 vezes o diâmetro da tubulação a ser instalada. As tubulações mais comuns para redes de gás natural urbanas têm entre 63 mm e 250 mm de diâmetro. Já redes de água e esgoto têm entre 75 mm e 350 mm. Para o alargamento, retira-se a cabeça de perfuração e engata-se o alargador na haste de perfuração da máquina, além de equipamento para puxar a tubulação.

Tubulação É fundamental observar a capacidade de tração do tubo, informação fornecida junto aos fabricantes. Os tipos de tubulação que podem ser utilizados são PEAD (polietileno de alta densidade), aço carbono, e PVC intertravado.

Acessórios Além do equipamento de perfuração, do localizador e do transmissor, um sistema de mistura de fluidos resfria o transmissor, mantém o furo aberto e retirada parte do material resultante da perfuração. Geralmente utiliza-se bentonita ou polímeros adicionados à água.