economiaverde 300x294 ONU divulga manual de conversão para economia verde
Como um primeiro passo para alcançar uma economia verde global, a ONU lançou em 15 de dezembro, o relatório ‘Trabalhando por uma Economia Verde equilibrada e inclusiva’ que tem a função de orientar os estados-membros da Organização de modo que consigam efetuar o mais breve possível uma transição para uma nova economia.
O Environment Management Group (EMG), Grupo de Gestão Ambiental da ONU descreve, neste primeiro relatório sobre o tema, etapas e políticas para buscar uma transformação econômica que gere novas fontes de crescimento econômico equitativo e sustentável que possa ajudar a recuperação da economia global.
Pré-requisitos
A transição para a economia verde requer investimentos em educação, saúde, desenvolvimento cultural, proteção social, tecnologias limpas e capital natural e humano. Os investimentos devem ser focados em medidas que melhorem as condições da vida humana, pois assim, ajuda a impedir a degradação do meio ambiente.
Consta no relatório que os países devem aproveitar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) para traçar metas de conversão e firmar acordos com seriedade para que haja um esforço maior e internacional pelo objetivo de tornar sustentável a economia global.
“Entidades das Nações Unidas estão conscientes dos desafios de recursos que os países enfrentam para atender às necessidades de uma crescente população mundial urbana. O custo humano e econômico de desastres naturais e a volatilidade dos preços das commodities refletem tendências preocupantes na mudança climática global, crescente escassez de recursos naturais e perdas de ecossistemas”, disse o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon.

* Com informações de Mercado Ético e EMG.
** Publicado originalmente no site As Boas Novas.