domingo, 8 de janeiro de 2012

Agentes ambientais farão ação para alertar visitantes sobre conduta em Areia Vermelha



Agentes ambientais vão realizar ações educativas de preservação da vida no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, com o objetivo de viabilizar o turismo sustentável e amenizar os impactos ambientais que atingem a região. Nas embarcações, do percurso à chegada no banco de areia, e também nas áreas destinadas ao banho, vão ser dadas orientações para o uso adequado da região (como local indicado para nadar, não pisar nos corais, não deixar lixo na areia e no mar etc.).

O projeto "Conduta Consciente Verão 2012” foi desenvolvido pela Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA) da Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Conta ainda com o apoio da Prefeitura de Cabedelo.

Segundo o coordenador de estudos ambientais da Sudema, Jerônimo Villas Boas, o projeto vai ser realizado durante os meses de janeiro e fevereiro, mas a idéia é que os resultados dessa ação possam subsidiar o plano de manejo na região e viabilizar o turismo.

Histórico – O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é localizado no município de Cabedelo e foi criado pelo Decreto Estadual 21.263, de 28 de agosto de 2000. Aárea, de 230,91 hectares, é formada por recifes de corais – um dos poucos ecossistemas recifais do Atlântico Sul, abrigo de uma grande biodiversidade marinha. O banco de areia é um dos locais mais procurados pelos visitantes.

A criação do Parque ocorreu no intuito de proteger e preservar integralmente os recursos naturais do ecossistema: a coroa, os recifes, a periferia (piscinas naturais), a fauna e a flora marinhas. De acordo com uma legislação ambiental específica, algumas atividades são proibidas no Parque, como o lançamento de resíduos e detritos de qualquer natureza, passíveis de provocar deterioração à área; a prática de atividades de captura, pesca, extrativismo e degradação dos recifes; e o uso de equipamentos náuticos não autorizados

Secom-PB