quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Coleta de lixo sustentável: Reciclagem do lixo sem catadores? Sem saco de lixo na calçada? Sem poluição visual? Sem entupimento de bocas de lobo?



Paulínia inaugura novo sistema de coleta de lixo

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,paulinia-inaugura-novo-sistema-de-coleta-de-lixo-,809090,0.htm

10 de dezembro de 2011 | 3h 06

O Estado de S.Paulo

A cidade de Paulínia adotou um novo sistema de coleta de resíduos. São 50 coletores subterrâneos, que permitem a separação automática dos materiais recicláveis no momento do descarte. Desenvolvido pela empresa europeia Sotkon, o sistema utiliza grandes latas de lixo de aço inox ligadas a depósitos subterrâneos com capacidade para 3 mil litros de resíduos cada um. No final do dia, caminhões da prefeitura munidos de pequenas gruas hidráulicas fazem a coleta dos resíduos já separados por tipo (plástico, papel, metal ou orgânico). De acordo com o fabricante, o sistema diminui em 30% o número de viagens dos caminhões. Essa novidade poderá ser testada na capital no ano que vem.

......................................................................


Paulínia recebe primeiro sistema subterrâneo de coleta de lixo
Superinteressante
Publicado em 23 de Dezembro de 2011
A cidade do interior de São Paulo é a primeira a receber a tecnologia que veio da Europa e chega a reduzir em até 30% os custos de coleta. 


Nas calçadas, lixeiras de aço inoxidável são instaladas com separação dos resíduos por tipo de material. No subsolo, há grandes coletores (de 3 mil litros) que são retirados em dias específicos da semana com o auxílio de uma grua presa ao caminhão de lixo. O sistema já recebeu alguns prêmios na Europa e apresenta vantagens como: 



- O lixo fica armazenado de forma segura. Não há perigo de ser arrastado pela chuva ou rasgado por animais; 



- Há redução do mau cheiro do lixo e da proliferação de bichos como ratos e baratas; 



- O lixo já é recolhido separadamente. Dessa forma, a destinação correta para reciclagem é facilitada e tem seus custos diminuídos; 



- Há menos gasto com mão de obra (e o serviço torna-se mais seguro para os trabalhadores) e com deslocamento de caminhões. 



O sistema deve ser instalado na cidade de São Paulo em 2012. Quer entender como funciona a coleta subterrânea? Assista ao vídeo abaixo, da empresa Sotkon, responsável pela implantação do sistema em Paulínia: 


..............................................................................................

Cidade do interior paulista receberá sistema de acondicionamento subterrâneo de lixo