03/01/2012 - 11h36
Deslizamento foi o maior acidente geológico de Ouro Preto (MG); ouça
O deslizamento de terra que atingiu parte da rodoviária de Ouro Preto (MG) na madrugada desta terça-feira foi o maior acidente geológico da cidade, segundo o Corpo de Bombeiros. Um posto de gasolina e algumas casas também foram atingidos.
No áudio abaixo, o assessor de comunicação organizacional dos bombeiros, capitão Paulo Henrique, afirma que um taxista morreu soterrado. Ele explica que há oito pontos críticos na cidade e que a BR-356 --que liga Ouro Preto a Belo Horizonte-- tem risco de deslizamento e está totalmente interditada.
As chuvas dos últimos dias fizeram com que o número de cidades em situação de emergência subisse para 52. Os últimos decretos confirmados pela Defesa Civil são das cidades de São João Evangelista, Itabirito, Brumadinho, Cipotânea, Raul Soares, Congonhas e Guiricema. Esses decretos foram acatados ontem (2).
A situação de emergência é decretada pela prefeitura e caracteriza uma situação anormal, provocada por desastres, que causou prejuízos superáveis pela comunidade afetada. Quando homologada, há liberação mais rápida de recursos para obras emergenciais.
Também na segunda-feira foram registradas mais duas mortes em decorrência das chuvas, elevando para quatro o total de óbitos desde outubro. As duas últimas vítimas são Janilson Aparecido de Moraes, 40, atingido por um desabamento de prédio, e Maria de Lourdes Estevão Rocha, 78, atingida por deslizamento.
Outras diversas cidades também registraram inundações, danos em pontes e vias, além de falta de energia, como em Cipotânea, Moeda, Santana do Jacaré, Matipó, entre outros.
Eduardo Tropia/Ouropress/Folhapress | ||
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham na busca por soterrados na rodoviária de Ouro Preto (MG) |