sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Copacabana recebe 2012 com espectáculo ecológico


Mundo

http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Mundo/Copacabana-recebe-2012-com-espectaculo-ecologico.aspx

29-12-2011

A tradicional festa de Ano Novo de Copacabana, no Rio de Janeiro, celebrará a chegada de 2012 com um espectáculo ecologicamente correcto, fazendo jus à tarefa da cidade como anfitriã da conferência Rio+20, dedicada à sustentabilidade do planeta.

Por Correio da Manhã
A previsão é que o evento seja celebrado em clima de paz e receba mais de dois milhões de pessoas que, como manda a tradição, estarão vestidas de branco.A maior festa a céu aberto do mundo será marcada pelo tradicional fogo-de-artifício com a duração de 16 minutos. Para animar a noite, o espectáculo conta com vários artistas, entre os quais, o famoso DJ francês David Guetta.Em linha com o tema escolhido, a festa será realizada com materiais ecologicamente correctos e, cuja matéria-prima, será posteriormente reutilizada para outros fins.De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, as lonas utilizadas na infra-estrutura dos quatro palcos serão transformadas em estojos para as crianças da rede escolar pública.Para compensar as emissões geradas com a inevitável queima de fogos, o presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu que haverá uma 'neutralização' com a plantação de árvores nativas da Mata Atlântica.Para fazer a segurança em torno da orla de Copacabana, haverá uma equipa de 1.500 polícias militares, que contará com o apoio de helicópteros e 30 torres de observação. No total devem estar 7.200 agentes nas ruas da 'Cidade Maravilhosa'.          



Edição do dia 27/12/2011
27/12/2011 14h39- Atualizado em 27/12/2011 14h39

Sustentabilidade é o tema da queima de fogos no Rio de Janeiro

Palco em Copacabana será totalmente reciclado e depois da festa vai virar material escolar. São esperadas dois milhões de pessoas no dia 31.



Mônica TeixeiraRio de Janeiro






Os hotéis no Rio de Janeiro já estão praticamente lotados, com 96% de ocupação. A maioria dos hóspedes vai para o Rio especialmente para um dos maiores réveillons do mundo, em Copacabana.
Para animar a festa com dois milhões de convidados, estão programados shows em quatro palcos. O principal vai receber Beth Carvalho, O Rappa, Latino, o DJ francês David Guetta e a bateria da Beija Flor.
O palco feito de madeira certificada e será todo revestido de lona branca, que depois da festa já tem destino certo: a reciclagem. Toda a lona será transformada em 10 mil estojos que vão ser doados para alunos de escolas municipais do Rio.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
A organização do réveillon de Copacabana quer dar exemplo de sustentabilidade. O tema da festa deste ano também será visto no céu, nas formas projetadas por 24 toneladas de fogos de artifício.
2012 será recebido com 16 minutos de queima de fogos. “A queima de fogos será divida em seis fases. “A gente começa com o céu todo verde, e divide em fase das águas, bem azuis, fazendo efeito de cascata. “Depois os fogos vão representar o vento, são efeitos nunca vistos em Copacabana”, conta Flavio Machado, diretor do evento.
A chef de cozinha, Nalva Pereira, não perde esse show por nada. Há 26 anos a carioca trocou o Rio de janeiro pela Itália, mas no fim de ano o ponto de encontro da família e dos amigos é em Copacabana. “O sol, alegria, os fogos, aqueles milhões de pessoas na rua. Na Itália está muito frio pra sair pra festejar, e não dá pra festejar de bota, cachecol, tem que ser de biquíni, né?”, diz Nalva Pereira, chef de cozinha.