sábado, 20 de agosto de 2011

CAMPANHA: VAMOS AJUDAR A SOMÁLIA!


Omar Faruk/Reuters


Ajude a Somália a combater a fome; saiba como
Jamil Chade/AE
Jamil Chade/AE
Mãe e filho em Dadaab, maior campo de refugiados do mundo











DADAAB, FRONTEIRA ENTRE QUÊNIA E SOMÁLIA - "Essa cidade não deveria existir”, diz Maira. A refugiada da Somália refere-se ao Campo de Dadaab, um verdadeiro testamento vivo da tragédia de toda uma região da África e, hoje, um certificado da falência da estratégia de combate à fome.
A reportagem do Estado está convivendo com os 440 mil refugiados que se amontoam no acampamento mantido pela ONU entre a fronteira da Somália e do Quênia. Considerado o maior campo de refugiados do mundo, Dadaab é resultado de guerras, miséria e agora da fome que atinge o Chifre da África.
Há alguns anos, a esperança da ONU era a de que uma solução começasse a ser dada aos refugiados que chegaram 20 anos atrás ao local. Mas a eclosão nos últimos meses de uma das piores ondas de fome em 60 anos na África enterrou esse plano. Desde o início do ano, 170 mil novos refugiados foram para Dadaab. Por dia, 1,5 mil pessoas chegam ao campo.
Na fuga da fome, o caminho para muitos é dos mais dramáticos. Sobreviveram à falta de alimentos, ao calor, à falta de água, às milícias, aos grupos de bandidos e mesmo aos animais. No caminho, centenas de mulheres são alvo de violência sexual e chegam grávidas.
De 30 para 440 mil pessoas
O acampamento foi criado em 1991, com o objetivo de receber refugiados da guerra civil na Somália. Cerca de 30 mil pessoas eram esperadas. Em poucos meses, o local teve de ser ampliado para comportar 90 mil refugiados da Somália. Hoje, diante da explosão da fome na África, ele já conta com 440 mil refugiados e, em poucas semanas, serão 450 mil. Os números não dão sinais de ceder, enquanto um volume cada vez maior de ONGs desembarca para construir novos locais de acolhimento, ampliando o perímetro da cidade.
Ao sobrevoar em um monomotor o campo em busca da pista de pouso que serve para a ONU e ONGs abastecerem o acampamento, a primeira imagem que se tem de Dadaab é a de um tapete de retalhos. Os tetos de plástico, lixo e outros materiais das barracas perdem-se de vista. São 50 quilômetros quadrados do que certamente é a cidade mais miserável do mundo.
Para deixar a situação mais dramática, os refugiados pouco a pouco abandonam a alegria de chegar a Dadaab pelo desespero de entender que não terão mais para onde ir. “Saímos de um inferno esperando chegar a um lugar que fosse o reinício de nossas vidas. Mas vemos que estamos em outro inferno”, diz Maira. 
Para muitos, Dadaab é uma prisão a céu aberto. Os refugiados não podem se mover livremente, falta comida, água e segurança. Quase ninguém tem trabalho, nem mesmo a perspectiva de um dia sair do acampamento. Expulsos de seu país pela fome e a violência, os refugiados descobrem que também não são bem-vindos no Quênia.
Em Nairóbi, o governo queniano faz de tudo para evitar que o campo se transforme em uma cidade estabelecida. Oficialmente, a fronteira está fechada. “Mas isso não significa nada”, diz Luana Lima, uma pediatra carioca que trabalha no acampamento. “No lugar de 20 dias, estão levando 40 dias para fazer caminhos que evitem a segurança. Chegam aos hospitais em estado crítico.”
Relatos feitos à reportagem apontam na mesma direção. “Estamos em uma prisão e a pena é válida por todas nossas vidas”, conta Abu Mal. “Não podemos sair. Quem sai é preso e sofre nas mãos dos policiais.” Para evitar ser espancado, precisam pagar subornos, algo impossível para refugiados já miseráveis.
Em um recente estudo, a entidade Human Rights Watch acusou o governo do Quênia de usar policiais para intimidar os refugiados. O governo do Quênia fechou desde 2006 sua fronteira com a Somália para evitar novos refugiados. Mas Dadaab continua a ganhar terreno.
Vítimas
Se o número de refugiados é recorde, a outra parte da história é que milhares, em busca dessa cidade, ficam pelo caminho. Hana tem 42 anos e sabe muito bem o que isso significa. Ela herdou a missão de salvar seus netos. Seus dois filhos estão lutando na Somália e sua filha morreu de fome no caminho para o campo. Ela diz que as últimas palavras de sua filha foram para que ela cuidasse dos quatro netos. “Dois já morreram depois que minha filha morreu.”
Para os especialistas da entidade Médicos Sem Fronteiras, o pior ainda está por vir. A previsão é a de que a seca continuará pelos próximos dois meses. A crise foi oficialmente declarada pela ONU em julho. Mas a falta de chuvas e a situação cada vez mais desesperadora já vinham sendo registradas há meses.
Em Dadaab, famílias e ONGs perdem a calma quando a crise da fome no Chifre da África é mostrada no Ocidente apenas como um fenômeno natural. “Não há mais como mostrar garotos esqueléticos e estereótipos da fome nas capas de jornais pelo mundo”, afirma um funcionário de uma ONG que pede anonimato. “Dá a sensação de inevitabilidade.”
Os mais críticos alertam que a imagem da vítima passiva, da fome silenciosa permite que governos promovam ações humanitárias, sem serem questionados sobre como é que o mundo deixou isso ocorrer.
Para os refugiados, o envio de alimentos pelo mundo é fundamental. “Mas não queremos apenas sobreviver”, diz Mohamed, de 43 anos, que desde os 29 anos vive em Dadaab. “Podem mandar alimentos para todos e mesmo assim o problema não será resolvido.”
Wolfgang Fengler, economista-chefe do Banco Mundial em Nairóbi, alerta que a crise vivida hoje no Chifre da África é “obra humana”. Para ele, a seca era previsível e ninguém fez nada. Especialistas apontam o fenômeno do La Niña como provável causa da falta de chuvas neste ano. Para ONGs e para a ONU, só haverá uma solução para a fome na África quando houver um plano e investimentos.
Assim que as primeiras gotas de chuva voltarem a cair na região, não apenas molharão a terra árida. Também darão a conveniente impressão de que o problema da fome terminou. Que era apenas uma fatalidade climática.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:




  • Zimbábue dá ultimato a múltis para transferir controle


  • Fome na Somália se agrava; saiba como ajudar

    Diversas ONGs atuam no Chifre da África e aceitam doações em dinheiro e trabalho voluntário

    05 de agosto de 2011 | 16h 38
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,fome-na-somalia-se-agrava-saiba-como-ajudar,754708,0.htm


    SÃO PAULO - A divulgação do primeiro relatório sobre o número de mortes provocadas pela crise alimentar na região do Chifre da África revela que mais de 29 mil crianças com menos de 5 anos já morreram de fome nos últimos três meses na Somália - uma média de 300 por dia, quase 15 por hora.
    Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 640 mil crianças somalis estão subnutridas e 3,2 milhões de pessoas - de uma população total de 7,5 milhões - precisam de ajuda imediata para sobreviver.
    Nesta semana, a ONU declarou situação de fome em mais três regiões do sul da Somália, elevando a cinco o total de áreas atingidas. O órgão, que na segunda-feira, 8, lançou um site em português por meio do qual é possível fazer doações às vitimas da fome no Chifre da África, calcula que dezenas de milhares de pessoas tenham morrido em decorrência do atual período de seca, o pior a afetar a Somália em 60 anos.
    O alto índice de crianças somalis com desnutrição aguda indica que o número de óbitos entre crianças pequenas aumentará ainda mais. Conheça algumas das formas de ajudar a Somália a combater a fome. E participe divulgando a hashtag#ajudeasomalia no Twitter.

    Doações em dinheiro para ajudar a Somália

    Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC)
    É necessário escolher a operação de destino antes de prosseguir com a doação. Há opções de transferência bancária ou postal. A Cruz Vermelha disponibilizou na sexta-feira, 12, duas contas bancárias no Brasil para doações:
    Cruz Vermelha Brasileira (ACB)Banco do Brasil
    Agência 1611-X
    Conta corrente 80000-7
    Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)CNPJ: 04.359.688/0001-51
    Banco HSBC
    Agência 1276
    Conta corrente 01034-73
    Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR)Doações únicas ou mensais, em dólares e via cartão de crédito. Com apenas US$ 7 (cerca de R$ 11), já é possível comprar um kit de alimentação para uma criança desnutrida.
    Programa Mundial de Alimentos (WFP)A agência filiada à ONU permite doações em seis moedas diferentes (R$ não incluso) e o direcionamento da ajuda - para a África ou o local "onde a necessidade for maior".
    CareO doador pode optar entre as sugestões ou doar um valor desejado. A doação é feita em dólares. A entidade informa o que pode ser feito com o valor doado.
    Médicos Sem Fronteiras (MSF)Opção de pagamento via boleto bancário ou débito automático, em reais. A ONG também informa o que pode ser adquirido com a quantia. Com R$ 30, por exemplo, é possível ajudar uma criança desnutrida por um mês.
    UnicefO órgão do ONU aceita doações em dólares. O valor é automaticamente direcionada para ações nos países do Chifre da África. Para os brasileiros, a Unicef disponibiliza uma conta bancária para doações específicas para o Chifre da África: UNICEF PSD SALES CONTRIBUTION A.ACCOUNT, CNPJ 03744126-0001-69, Bradesco, ag. 3416-9, conta 142700-8.
    Cruz Vermelha do QuêniaPara doações específicas para o Quênia, somente via cartão de crédito.
    Save the ChildrenDoações feitas em dólares e somente via cartão de crédito. O valor é livre, mas a ONG indica que basta doar US$ 1 (pouco mais de R$ 1,50) por dia durante 100 dias para salvar uma criança da fome.
    Igreja Evangélica Luterana Americana (ELCA)A instituição criou uma página específica para doações para a região. Além de opção de cartão de crédito, a página oferece endereço e telefone para quem está nos EUA e quer ajudar.
    Action AidAgência tem página simples para as doações. Basta preencher os dados, estipular o valor e contribuir.
    International Medical Corps (IMC)Segundo a ONG, cada dólar doado por um indivíduo é somado a US$ 30 oriundos de doações corporativas. Doações podem ser únicas ou periódicas, apenas via cartão crédito.
    VoluntariadoAlgumas agências, como as Nações Unidas e o Voluntariado Mundial, oferecem programas de voluntariado, local ou à distância.
    -----

    Cash donations to help Somalia

    International Committee of the Red Cross (ICRC)Donors must choose which operation will receive the donation before proceeding. Bank transfer and postal transfer options available.
    The UN Refugee Agency (UNHCR)
    One-time or monthly donations, in dollars transfered by credit card. With as little as US$ 7 it is already possible to purchase a food kit for a hungry child.
    World Food Programme (WFP)This UN-Affiliated agency receives donations in six different currencies, and the aid is destined to Africa – or “wherever it is needed the most”.
    CareDonors may choose between donating a suggested amount or specifying a desired amount. Donations are made in dollars. The organization informs all that can be achieved with the amount chosen.
    Doctors Without Borders (MSF)Several donation and payment options available. The organization provides urgent medical care to hundreds of thousands of people in more than 70 countries around the world each year.
    Unicef
    The UN Agency receives donations in dollars. The amount is immediately directed to aid projects in the Horn of Africa.
    Kenya Red Cross
    For specific donations to Kenya, by credit card only.
    Save the ChildrenDonations are in dollars by credit card only. The amount is not predefined, but the NGO mentions that a daily donation of as little as US$ 1 for a 100-day period is enough to save a child from hunger.
    Evangelical Lutheran Church in America (ELCA)The institution has a specific site for donations destined to the region. Other than credit card donation options, the site offers an address and phone number for those in the US willing to help.
    Action AidThe agency has a simple site for donations. Donors need only fill in their personal data and decide how much they want to contribute with.
    International Medical Corps (IMC)According to this NGO, every dollar donated by individuals is added to US$ 30 donated by corporations. Donations are by credit card only, and can be onte-time-only or recurrent and periodical.
    VolunteeringSome agencies Like the United Nations and the World Volunteer Web have local-and-direct volunteering programmes. Learn how to help in the following links:
    -----

    Donaciones en dinero para ayudar a Somalia

    Es necesario elegir la operación de destino antes de proceder a la donación. Las opciones son transferencia bancaria o postal.
    Donaciones individuales o mensuales, en dólares y con la tarjeta de crédito. Con sólo 7 dólares, es possible comprar un kit de alimentos para un niño desnutrido.
    La agencia afiliada a la ONU permite donaciones en seis divisas diferentes y la ayuda es direccionada a África o el lugar donde "la necesidad sea mayor".
    El donante puede elegir un valor dentre las sugerencias o un otro valor deseado. La donación se hace en dolares. La organización informa lo que se puede hacer con la cantidad donada.
    Están disponibles varias opciones de pago para las donaciones. La organización proporciona atención médica urgente a cientos de miles de personas en más de 70 países de todo el mundo cada año.
    El órgano de la ONU acepta donaciones en dólares. El valor se envía automáticamente a las acciones en los países de la región del Cuerno de África.
    Para donaciones específicas a Kenia, sólo a través de tarjeta de crédito.
    Las donaciones són hechas en dólares y sólo a través de tarjeta de crédito. El valor es libre, y la ONG indica una donación de US$ 1 por día durante 100 días es suficiente para salvar a un niño de la hambre.
    La institución ha creado una página específica para las donaciones a la región. Además de la opción de tarjeta de crédito, la página proporciona la dirección y número de teléfono para cualquier persona que estea en los EE.UU. y quiera ayudar.
    Agencia tiene página sencilla para las donaciones. Es necessario solamente rellenar los datos, eligir un valor y contribuir.
    Según la ONG, cada dólar donado por una persona es acrecido de US$ 30 más procedentes de donaciones corporativas. Las donaciones pueden ser únicas o periódicas, sólo a través de tarjeta de crédito.
    Voluntariado
    Algunas agencias, como las Naciones Unidas e la Red Mundial de los Voluntariosofrecen programas de voluntariado, local o distante. Echa un vistazo a los links y encontrar la manera de ayudar:
    -----

    Donnations en argent afin d'aider la Somalie

     

    Comité International de la Croix-Rouge (ICRC)Il est nécessaire de choisir l'opération de destination avant de poursuivre à la donation. Options: transfert bancaire ou par poste.
    Agence pour les Réfugiés des Nations Unies (UNHCR)Donnations uniques ou mensuellles, en dollars et par carte de crédit. Avec seulement US$7 il est possible d'acheter un kit d'aliments pour un enfant sous nourri.
    Programe Mondial d'Aliments (WFP)Cette agence filliée à les Nations Unies permet des donnations en six différentes monnaies et dirrectionne l'aide vers l'afrique ou le local de nécéssité majeur.
    CareLe donneur peut opter entre des sugéstions ou donner une valeur comme il veut. En dollars. L'agence Care informe ce que pourra être fait avec l'argent reçu.
    Médecins Sans Frontières (MSF)Option de payement par avis bancaire ou par débit automatique à la banque. L'agence informera aussi ce que pourra être acheté avec la valeur en question. Avec US$20 il est possible d'aider à nourir un enfant au long d'un móis.
    UnicefCet organe de les Nations Unies accepte des donnations en dollars. La valeur est automatiquement envoyée aux pays de la Corne de l'Afrique.
    Croix Rouge du KenyaDonnations spécifiques par carte de crédit.
    Save the Children (Sauvez les Enfants)Donnations en dollars et seulement par carte de crédit. Valeur libre. Cette ong informe qu'en donnant US$1 par jour pendant 100 jours, il est possible de sauver un enfant de la famine.
    Église Évangélique Lutherrene d'Ámérique (Elca)Cette institution a créé une page spécifique pour les donnations pour la région. À part les donnations par carte de crédit, la page offre l'adresse et le téléphone pour ceux qui sont aux États Unis et veullent y aider.
    Action AidL'agence a une page simple pour les donnations. Il suffit de remplir les donnés et de stipuler la valeur.
    International Medical Corps (IMC)Selon cette ong, chaque dollar donné part un indivu particulier est ajouté à US$30 de donnations corporratives. Donnations uniques ou périodiques par carte de crédit seulement.
    VolontariatQuelques agences comme Nations Unies ou Volontariat Mondial offrent des programmes de volontariat, local ou à distance. Accédez aux "links" et découvrez comment en y aider.

http://busca.r7.com/s?q=Domingo+Espetacular

publicado em 14/08/2011 às 22h17:

Chifre da África agoniza com seca e guerras e tem 12 milhões à beira da morte
FONTE: http://noticias.r7.com/videos/chifre-da-africa-agoniza-com-seca-e-guerras-e-tem-milhoes-a-beira-da-morte/idmedia/4e48720d3d1492104c46eff4.html


  • destacar vídeo
  • espalhe por aí
Dê sua nota:
10.022 exibições






A Grande Reportagem: O Domingo Espetacular esteve em um lugar que morre lentamente. Na região chamada de Chifre da África - que abrange Eritreia, Djibuti, Etiópia, Somália e Quênia -, mais de 12 milhões de pessoas estão perto da morte. A pior seca dos últimos 60 anos no leste do continente assola os países, provoca a fome e uma legião de crianças subnutridas. A Somália ainda sofre com uma guerra civil por conflitos religiosos que já dura 20 anos. Estima-se que 1.800 pessoas cheguem por dia ao maior campo de refugiados do mundo, localizado na cidade de Dadaab, na fronteira com o Quênia. Já na Etiópia, a epidemia de sarampo já matou mais de 17 mil pessoas. Veja a reportagem e conheça uma região do mundo que pede por socorro.

Debate na Conferência da ONU terá ênfase no custo das energias renováveis


Debate na Conferência da ONU terá ênfase no custo das energias renováveis

Chefes de 193 Estados participarão do encontro, em junho, no Rio de Janeiro

19 de agosto de 2011 | 0h 00


- O Estado de S.Paulo
O debate sobre a redução de custos das fontes de energia renovável terá destaque na Rio+20, conferência da ONU para o desenvolvimento sustentável que será realizada no Brasil em junho de 2012. Segundo o coordenador executivo do evento, Brice Lalonde, a produção de equipamentos mais baratos, como células de captação solar, deve ter mais importância que as negociações referentes a cortes na emissão de gases causadores de efeito estufa.
"Acredito que vamos nos concentrar no aumento das fontes de energia renovável", avaliou Lalonde, em visita ao Brasil. "São duas maneiras de atingir o mesmo resultado, mas com um foco mais otimista."
Os organizadores da cúpula acreditam que a transferência de tecnologia e investimentos internacionais podem facilitar a difusão de energias limpas alternativas, permitindo sua adoção por um número maior de países.
"Precisamos de uma grande coalizão para reduzir o preço da energia renovável", afirmou o coordenador executivo da conferência. "A maior parte das pessoas acredita que a energia solar apresenta a maior promessa de redução de custos, mas apenas se tivermos incentivos para a criação de um mercado forte." 

Os shows da banda CO2 Zero são inteiramente sustentáveis: SWU...


Música vence painéis solares e bioenergia em concurso de jornalismo

Reportagem sobre banda que gera energia com pedaladas é campeã de competição da CNN


19 de agosto de 2011 | 15h 40



Cedê Silva - Especial para o Estadão.edu
Os shows da banda COZero são inteiramente sustentáveis: a energia que abastece os instrumentos é gerada por Renan de Oliveira, ciclista oficial. Uma bicicleta conectada a geradores elétricos, criação do engenheiro José Carlos Armelin, baterista do quarteto (quinteto, com Renan), permite energia suficiente para o show com uma hora de pedaladas.
Divulgação/CNN
Divulgação/CNN
O baterista José Carlos (esq.) compareceu à premiação de Giannoni: música é linguagem universal










O estudante Carlos Giannoni, de 25 anos, venceu a sétima edição do Concurso Universitário de Jornalismo da CNN com a reportagem "Pedal sustentável". Seu vídeo mostra o trabalho da banda, de Santa Bárbara d'Oeste (SP).  

O objetivo de Carlos, que estuda no Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca) em Limeira, era ganhar visibilidade. Ele pretende trabalhar em São Paulo e considera os contatos o prêmio mais importante do concurso. "Até mais do que a viagem para Atlanta [sede da CNN]", conta. A cerimônia de premiação aconteceu na capital paulista na quarta-feira, 17. A jornalista Afra Balazina, repórter de ambiente do Estado, participou da comissão de triagem, que selecionou os dez melhores vídeos.
Carlos queria fazer algo diferente para uma competição com o tema "energia renovável". "Não queria falar de energia solar, energia eólica", explica. "Essas coisas já são conhecidas. Eu queria algo mais lúdico e tinha ouvido falar numa banda que usava bicicleta para gerar energia". Então jogou no Google, literalmente, "banda que usa bicicleta para gerar energia", fez contato com os membros da banda e logo depois viajou a Santa Bárbara, aproveitando as férias. Acompanhado de dois amigos,  um deles colega na TV Jornal, de Limeira, Carlos produziu uma hora de gravação, transformada em um vídeo de dois minutos após uma madrugada de trabalho. "Editei das 19h30 às 3h30", conta. Carregou o vídeo no YouTube dois dias antes do prazo.
Em 2009, outro aluno do Isca disputou o concurso da CNN e obteve o 5º lugar, mas Carlos foi o único a se inscrever este ano. Na gravação, usou um microfone de karaokê. Prestes a se formar, ele agora quer participar de outras competições de jornalismo. 


Cães farejadores podem detectar câncer de pulmão.A grande maioria dos casos da doença é ligada ao tabagismo


18/08/2011 - 16h30

Cães farejadores podem detectar câncer de pulmão, mostra estudo



DA REUTERS



Experimentos de cientistas alemães indicam que cães farejadores podem detectar com precisão casos de câncer de pulmão por amostras de hálito.
Em um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Schillerhoehe, na Alemanha, os animais foram capazes de detectar corretamente os tumores de pulmão em 71% dos pacientes. Os resultados sugerem que uma técnica semelhante pode ser usada para a detecção precoce no futuro.
"Na respiração de pacientes com câncer de pulmão existem substâncias químicas diferentes das amostras de uma respiração normal. O olfato afiado dos cães pode detectar essa diferença em um estágio inicial da doença", disse Thorsten Walles, que liderou o estudo publicado na revista "European Respiratory Journal", nesta quinta-feira.
A grande maioria dos casos da doença é ligada ao tabagismo. O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres na Europa e provoca mais de 340 mil mortes por ano. Também é a causa mais comum de morte por câncer no mundo todo.
A doença é difícil de ser diagnosticada no estágio inicial e cientistas começaram a pesquisar testes de hálito para possíveis programas de detecção no futuro. A técnica se baseia na identificação de compostos chamados orgânicos voláteis, ligados à presença do câncer.
No estudo, os pesquisadores trabalharam com cães especialmente treinados e com 220 voluntários, incluindo pacientes com câncer de pulmão, doentes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e pessoas sem problemas de saúde no pulmão.
Os resultados mostram que os animais identificaram com sucesso 71 amostras com câncer de pulmão de um total de 100, além de 372 que não tinham a doença de um total de 400.
Os cachorros também foram capazes de detectar o câncer de pulmão, independente de DPOC e fumo.
Walles disse que os resultados confirmam que há um marcador confiável e estável de câncer de pulmão na respiração, mas ainda há muito trabalho para descobrir o que é.
"Este é um grande passo, mas ainda precisamos identificar com precisão os compostos observados no ar exalado pelos pacientes."


Segundo especialistas, em comparação com as mortes causadas pelo tabagismo, acidentes de carro, quedas e raio e ataques de outros animais, o risco de se morrer em um ataque de tubarão é mínimo.


18/08/2011 - 15h22

Ação humana pode ser a causa do aumento de ataques de tubarão


DA FRANCE PRESSE



Um aparente aumento dos ataques de tubarão pode ser consequência da ação humana. As possíveis causas, afirmam especialistas, seriam as viagens de baixo custo, a sobrepesca e talvez o aquecimento global.
Nesta semana, decidiu-se pelo fechamento das praias nas ilhas Seychelles, no oceano Índico africano, depois que de um tubarão atacar barbaramente um britânico que estava em lua-de-mel, no segundo ataque fatal registrado no local em 15 dias.
Na região de Primorie, na costa russa banhada pelo Pacífico, outro tubarão atacou um adolescente de 16 anos depois que um homem perdeu os antebraços ao defender a esposa.
No Caribe, uma mulher que estava de férias em Porto Rico levou uma mordida de 30 centímetros quando nadava em um disputado ponto turístico, a baía de Vieques.

NO MUNDO
Segundo o ISAF (sigla em inglês de Registro Internacional de Ataques de Tubarão), compilado pela Universidade da Flórida, 79 ataques não provocados de tubarões ocorreram no mundo todo em 2010, sendo seis deles, fatais.
Este foi o número mais elevado em uma década e representou um aumento de 25% em relação a 2009 (63 ataques e seis mortes) e de de 49% a 2008 (53 ataques e quatro mortes).
Neste ano, ocorreram seis mortes e sete casos de ferimentos até agora, segundo uma contagem extraoficial feita pela AFP com base em informações divulgadas pela imprensa.
Segundo especialistas, em comparação com as mortes causadas pelo tabagismo, acidentes de carro, quedas e raio e ataques de outros animais, o risco de se morrer em um ataque de tubarão é mínimo.
"A atenção dada a ataques de tubarão é completamente superestimada", diz Agathe Lefranc, cientista do grupo francês Apecs (Associação para o Estudo e a Conservação dos Seláquios).
Biólogos marinhos afirmam haver poucas pesquisas sobre as causas de ataques de tubarões, mas apontam para algumas possibilidades, todas relacionadas a humanos.

AÇÃO DO HOMEM
A primeira é o aumento da mobilidade, com viagens aéreas e pacotes de turismo mais baratos, que permitem às pessoas nadar, fazer snorkel, surfar e mergulhar em locais que antes não tinham qualquer presença humana.
"O aumento do número de ataques de tubarão não necessariamente significa que há um crescimento na taxa de ataques de tubarão", explica a ISAF. "É mais provável que seja o reflexo de um aumento do tempo que os humanos passam no mar, o que eleva a possibilidade de interação entre as duas partes afetadas."
David Jacoby, especialista da MBA (Associação Biológica Marinha), na Inglaterra, afirma que os ataques de tubarão são eventos com causas locais que frequentemente são pouco investigadas --quando são.
Um caso que se destaca é o do resort egípcio de Sharm el-Sheikh, onde tubarões protagonizaram cinco ataques em apenas uma semana, entre novembro e dezembro de 2010, um deles fatal.
A causa foi um navio de transporte de gado, que lançou carcaças de ovelhas ao mar, e a operadores que, ilegalmente, alimentaram os tubarões para animar os turistas.
Outra questão --mas novamente, sem dados suficientes para confirmá-la-- seria o impacto no comportamento dos tubarões da sobrepesca e do aquecimento global, que afeta as temperaturas e as correntes oceânicas.
"Nós sabemos que estes animais são oportunistas e que vão aonde há fontes de comida disponíveis", diz Jacoby. "Esses recursos mudam de local e dependem de locais e correntes ricos em nutrientes."
Um peixe altamente bem-sucedido em termos evolutivos, com uma linhagem que data de mais de 400 milhões de anos, o tubarão tem sofrido o ataque implacável dos humanos.
Um terço das espécies de mar aberto, inclusive o grande branco e o tubarão-martelo, estão em risco de extinção, devido em parte à demanda asiática pela sopa de barbatana de tubarão, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Nobel da Paz e ativista canadense no SWU




Fórum de Sustentabilidade SWU





Rigoberta Menchú nobel da paz e a ativista Severn Cullis-Suzuki 
estão confirmadas no Fórum Global de Sustentabilidade SWU


 Nobel da Paz e ativista canadense no SWU




Ethos quer que prefeitos se comprometam com sustentabilidade

Ethos quer que prefeitos se comprometam com sustentabilidade

http://www.dci.com.br/Ethos-quer-que-prefeitos-se-comprometam-com-sustentabilidade-9-387345.html

Agência Brasil



SÃO PAULO – O Instituto Ethos lançou nesta sexta-feira (19), junto com outras organizações da sociedade civil, o programa Cidades Sustentáveis. A iniciativa visa a divulgação de ações de sustentabilidade e fazer com que os políticos que disputarão as prefeituras do país nas próximas eleições assumam o compromisso de colocar em prática o programa.

As entidade elaboraram uma cartilha que contém metas de sustentabilidade em 12 eixos. São cerca de cem objetivos gerais e mais de 300 específicos, todos estabelecidos conjuntamente pelo Ethos, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

A mobilidade, por exemplo, é um dos eixos da cartilha. Nesse quesito, um dos objetivos gerais é aumentar o uso de transporte público nas cidades. Já um dos objetivos específicos é ampliar a quantidade de corredores para tráfego exclusivo de ônibus.

Para medir a adesão das ações propostas, o Cidades Sustentáveis também criou indicadores. No caso da mobilidade e dos corredores de ônibus, mais especificamente, a iniciativa quer medir quantos quilômetros de vias exclusivas ao transporte público existem nas cidades e comparar a quantidade com a de outros municípios considerados exemplos.

Contudo, para que tudo isso seja feito, as organizações precisam que as cidades adotem o programa. Por isso, elas vão lançar uma campanha publicitária para incentivar que candidatos a prefeito em 2012 assumam o compromisso de seguir as diretrizes do Cidades Sustentáveis.

“Estamos propondo aos candidatos que adotem o programa, se comprometam com os objetivos e prestem conta à população”, disse o coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, durante a cerimônia de lançamento do programa, na capital paulista.

O presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, admite que convencer os candidatos a aderirem ao programa será um desafio. Mas entende que os próprios políticos podem se beneficiar com o Cidades Sustentáveis. “Os bons políticos entenderão o programa como um presente, pois ele é um importante guia de boas práticas”.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Seminário sobre Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos


Seminário sobre Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos


Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo





Data: 23 de agosto de 2011

Horário: das 9:00  às 18:00 hs
Local: Anfiteatro João Yunes – Térreo Av. Dr. Arnaldo 715 – Cerqueira Cesar – SP - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Nº de vagas: 230



Os equipamentos elétricos e eletrônicos, tais como: computadores e impressoras, televisores, aparelhos de som, telefones celulares, eletrodomésticos, ferramentas, suas baterias e também as lâmpadas fluorescentes, são compostos por diversos materiais e algumas substâncias químicas, consideradas perigosas, como o mercúrio, chumbo, cádmio e compostos anti-chama. Quando esses produtos ou seus componentes são descartados, reciclados e destinados de forma inadequada, essas substâncias podem ser liberadas, causando impactos ambientais e à saúde humana.



O seminário tem como objetivo discutir a importância da gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos - REEE por meio da implementação de políticas públicas. Serão apresentadas palestras sobre a Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobre Logística Reversa, sobre a política de resíduos do Estado de São Paulo e ainda sobre o modelo de gestão dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE) na União Européia e, em especial, nos países ibéricos, que guardam certas similaridades com o Brasil.



Serão também apresentados os resultados de pesquisa realizada pela FSP, com financiamento FAPESP, sobre o comportamento dos paulistanos em relação à questão da aquisição, manutenção e destinação de equipamentos eletroeletrônicos.



No dia do evento, será disponibilizado pela Coopermit, Cooperativa de Reciclagem de REEE que atua no município de São Paulo, um conteiner para coleta de equipamentos eletroeletrônicos inservíveis, que estará localizado na entrada do auditório. Desta forma os participantes do evento poderão trazer equipamentos iservíveis de todos os tipos, com exceção de lâmpadas e eletrodomésticos de grande porte.



O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas via site da FSP ou no dia do evento, a partir das 8:00 horas.


INSCRIÇÕES GRATUITAS.
NÃO HAVERÁ ESTACIONAMENTO.
PÚBLICO-ALVO: público em geral, gestores públicos, pesquisadores e alunos.





Programa



Dia 23.08.2011- Terça-feira

8:00 -  9:00 h - Inscrições

9:00 – 9:30 h - Abertura

            Mesa:  Profa. Helena Ribeiro – Diretora da FSP/USP

Profa. Alberto Olavo Advíncula Reis – Vice-presidente da CCEx/FSP/USP

Rubens Rizek Jr. - Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente



9:30 - 10:00 h – Palestra: PNRS e os Resíduos eletroeletrônicos– Profa. Patrícia Faga Iglecias Lemos – Faculdade de Direito/USP

10:00 - 10:30 h - Palestra: A implementação da PNRS e da Política Estadual de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo voltadas para a logística reversa dos REEE - Flávio de Miranda Ribeiro – Secretaria Estadual Meio Ambiente

10:30 - 11:00 h  - Intervalo para Café

11:00 - 11:30 h - Palestra: Logística Reversa para os REEE – Prof. Paulo Roberto Leite  -

Universidade Mackenzie

11:30 - 12:00 h – Palestra: O papel da Cetesb como órgão licenciador no gerenciamento de REEE no Estado de São Paulo – CETESB

12:00 - 12:30 h - Debate com os palestrantes

12:30 - 14:00 h - Almoço

14:00 - 14:40 h - Palestra: Os REEE na União Europeia - Profa. Isabel Herraez – Universidade

Autônoma de Madri (UAM)

14:40 - 15:00 h - Palestra: Gestão dos REEE na Espanha - Nivea Reidler - Doutoranda FSP/USP

15:00 - 15:20 h - Palestra: Gestão dos REEE em Portugal - Angela Cássia Rodrigues – Doutoranda FSP/USP

15:20 - 15:50 h - Intervalo para Café

15:50 - 16:30 h - Palestra:  O comportamento dos usuários frente aos REEE domiciliares no município de SP - Profª Wanda R. Günther – FSP/USP

16:50 -17:10 h -  Palestra: A experiência da Coopermit na recepção e reciclagem dos REEE no município de São Paulo

17:10 -17:30 h – Debate com os palestrantes

17:30 hs – Encerramento.



Entrar em contato:
Serviço de Aluno
3061-7787

FEBRAVA - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar



Febrava

http://www.febrava.com.br/A-Feira/Apresentacao/

A  Febrava tem um importante compromisso estratégico para o desenvolvimento do setor  junto aos pilares da Indústria de HVAC-R para 2011, e apresentará durante os 4 dias de evento diversas tendências para os próximos anos, onde o setor será amplamente explorado por conta de grandes projetos, como Copa do Mundo, Olimpíadas, PAC 2, além de avanços em questões ambientais, como o uso de energias renováveis.

A FEBRAVA é a principal feira do setor, com grande reconhecimento internacional. É um grande espaço para a troca de experiências, análise de tendências e acima de tudo para a realização de grandes negócios. A 17ª edição oferecerá todas as ferramentas de que você precisa para elevar suas vendas. Os principais players do mercado de HVAC-R do Brasil e do exterior estarão lá, em busca de parcerias que gerem excelentes resultados. Você não pode perder essa oportunidade única.

PARTICIPE DO MAIOR E MAIS COMPLETO EVENTO
DO SETOR NA AMÉRICA LATINA

Perfil da Febrava

FEBRAVA - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar
Edição: 17ª
Data: 20 a 23 Setembro de 2011
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rod. dos Imigrantes, km.1,5 - CEP: 04329-900 - São Paulo/SP
Periodicidade: Bienal
Entrada: Feira especializada com entrada mediante credenciamento online.




Importante!
Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados.
O visitante que comparecer ao evento sem convite ou sem pré-credenciamento
feito, deverá solicitar a emissão de sua credencial no local ao custo de R$50,00.

Credenciamento Gratuito

https://credenciamento.websiteseguro.com/cred/?ev=febrava2011

Digite seu e-mail

Atenção: Cada visitante deverá efetuar o cadastro utilizando seu próprio endereço de
e-mail.
Não é permitida a utilização do mesmo e-mail para vários visitantes

Meu primeiro acesso
Já sou cadastrado
Digite sua senha

Central de Atendimento
11 2129-6303 - Horário Comercial
credenciamento@credenciamentoweb.com.br



Empresa de cigarros electrónicos diz que finalidade não é a desabituação tabágica e contesta Infarmed


18.08.2011 12:09

Empresa de cigarros electrónicos diz que finalidade não é a desabituação tabágica e contesta Infarmed




Uma das marcas que comercializa os cigarros electrónicos em
Portugal contestou hoje a circular do Infarmed a desaconselhar
o seu uso, alegando que este não é um produto de tabaco nem
para desabituação tabágica.
E adianta que o 'e-cigarro' "não é um produto do tabaco, não é apresentado nem tem função como um produto para desabituação tabágica, não tem finalidade médica nem está considerado como um perigo para a saúde e segurança do consumidor".
"Concluímos assim que o enquadramento legal e comercialização do cigarro eletrónico nada tem a ver com o Infarmed, estranhando o porquê desta entidade se pronunciar neste tema apenas com suposições infundadas", indica a nota.
A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) desaconselha o uso de cigarros eletrónicos alegando que estes, tal como os convencionais, podem induzir dependência, independentemente da quantidade de nicotina dispensada, numa circular divulgada quarta-feira.
O Infarmed afirma que "não tem qualquer autorização ou registo para este tipo de produtos, nem como medicamento, nem como dispositivo médico", desaconselhando a utilização deste tipo de produtos, por não ser possível assegurar a sua qualidade, segurança e eficácia/desempenho.
Em contraponto, a empresa SMUKY alega que nunca apresentou os cigarros eletrónicos como um produto para desabituação tabágica e apresenta como vantagens "a não ingestão de monóxido de carbono e alcatrão, sendo um meio mais limpo para obter a nicotina, substância esta que não é cancerígena nem tão pouco é a grande responsável direta pela causa de morte prematura dos fumadores".
A referida empresa defende que a autoridade nacional do medicamento deveria reformular a sua recomendação para "Caso o cigarro eletrónico seja comercializado ou tenha apresentação/função como um produto para desabituação tabágica, seja considerado um produto do tabaco, ou esteja em causa a segurança ou saúde do consumidor, o Infarmed desaconselha o uso deste tipo de produtos".
Contudo, já no ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) esclareceu que não considera os cigarros eletrónicos como um sistema de ajuda ao abandono do tabagismo e que os mesmos contêm aditivos químicos que podem ser tóxicos.
Os cigarros eletrónicos apresentados como uma solução para deixar de fumar "sabotam as estratégias da OMS" de luta contra o tabaco, segundo a organização.
Esta opinião é partilhada pela Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo que, em novembro, referiu à agência Lusa, que os cigarros eletrónicos vendidos na Internet e apresentados como eficazes para deixar o hábito são prejudiciais à saúde, mantêm a dependência e funcionam como um aliciante para os mais novos começarem a fumar.
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Lusa

Micropaíses flutuantes...



Paypal Founder Peter Thiel Invests $1.25 Million to Create Floating Micro-Countries

fonte: http://inhabitat.com/paypal-founder-invests-1-25-million-to-create-floating-micro-countries/

autoria: by Molly Cotter, 08/17/11






Read more: Paypal Founder Peter Thiel Invests $1.25 Million to Create Floating Micro-Countries | Inhabitat - Green Design Will Save the World

............................................

Os micropaíses



http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/os-micropaises.htm

Por Eduardo De Freitas



Imagem do menor país do mundo, o Vaticano
Existem países no mundo que para atravessa-lo basta percorrer a pé ou de bicicleta gastando poucas horas. Países com áreas menor que 1000 km2, recebe o nome de micropaíses, mas tem as mesmas características do demais população, leis, governo e território independente, na verdade o que difere dos outros países é apenas o tamanho do território. O menor país do mundo é o Vaticano com tamanho aproximado do parque Ibirapuera.

Na maioria das vezes os micropaíses não são percebidos nos mapas devido seu minúsculo tamanho. No mundo os micropaíses se apresentam em todos os continentes e climas que variam desce temperado a tropical.

A seguir alguns dos menores países do mundo com sua localização, população e áreas territorial.

*Antigua e Barbuda, localizado no caribe na América Central em uma área de 442 km2 com uma população estimada de 69 mil habitantes.

*São Cristóvão e Névia, situado no mar do caribe na América Central que possui uma área de 269 km2 com uma população de 46 mil habitantes.

*Dominica, Ilha do caribe localizada na América Central com uma área de 751 km2 com população estimada de 72 mil habitantes.

*Barbados, Ilha do caribe localizado na América Central com um território de 431 km2 e população de 271 mil habitantes.

*Santa Lúcia, Ilha do caribe localizado na América Central com um território de 616 km2 e população de 16 mil habitantes.

*São Vicente e Granadinas, compões as ilhas do caribe na América Central possui um território de 389 km2 e uma população de 117 mil habitantes.

*Mônaco, país localizado no continente europeu no sul da França possui território de 2 km2 com uma população de 32 mil habitantes.

*Liechtenstein, esta situado entre a Suíça e a Áustria no continente europeu seu território é de 160 km2 e possui uma população de 33 mil habitantes.

*Andorra, país localizado entre Espanha e França no continente europeu território de 453 km2 e população de 68 mil habitantes.

*San Marino, localizado dentro do território italiano em uma área de 60 km2 e população de 28 mil habitantes.

*Vaticano, localizado no continente europeu dentro do território italiano em uma área de 0,44 km2 e mil habitantes.

*Malta, localizado no sul da Europa em uma península possui um território de 315 km2 e população de 360 mil habitantes.

*Granada, ilha do caribe localizado na América Central conta com uma área de 344 km2 com uma população de 102 mil habitantes.

*São Tomé e Príncipe, localizado no continente africano possui um território e população de 154 mil habitantes.

*Seicheles, ilha do continente africano possui território de 455 km2 e população de 84 mil habitantes.

*Barein, localizado em uma península do oriente médio em uma área de 678 km2 e população de 739 mil habitantes.

*Maldivas, Corresponde a um conjunto de ilhas localizadas no sul da costa asiática possui um território de 298 km2 e população de 328 mil habitantes.

*Micronésia, território fragmentado em forma de pequenas ilhas localizado no continente da Oceania sua áreas é de 707 km2 e sua população é de 122 mil habitantes.

*Cingapura, localizado no sul do continente asiático conta com um território de 641 km2 e população de 4,3 milhões de habitantes.

*Palau, micropaís constituído por ilhas, localizado no continente da Oceania seu território é de 487 km2 e possui uma população de 20 habitantes.

*Ilhas Marshall, localizado no extremo oriente do continente asiático possui um território de 181 km2 e uma população de 53 mil habitantes.

*Nauru, localizado no noroeste da Oceania conta com um território de 21 km2 e população de 13 mil habitantes.

*Tuvalu, país constituído por pequenas ilhas localizado a oeste da Oceania seu território é de 24 km2 e população de 11 mil habitantes.

*Kiribati, país localizado no noroeste da Oceania possui território de 849 km2 e uma população de 95 mil habitantes.

*Tonga, formado por pequenas ilhas no continente da Oceania localizado a oeste sua área é de 749 km2 e uma população de 101 mil habitantes.



Vamos ficar de olho na Amazônia! Obrigado Google!


http://eco4planet.uol.com.br/blog/2011/08/google-street-forest-river-view-chega-na-amazonia/



Sabe o Google Street View, serviço da gigante de buscas que possibilita ver as ruas de várias cidades ao redor do mundo como se você estivesse andando de carro por elas? Agora a novidade é uma “expandir” no mínimo curiosa: Será possível ver as entranhas da Floresta Amazônica!
Funcionários do Google já estão participando do projeto que acontece em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável e que vai mapear primeiramente o Rio Negro, por meio de uma embarcação especial com todas as câmeras do serviço, e várias comunidades que vivem da Floresta.
Para os locais que não se chega de barco, foi projetada uma bicicleta especial com uma barra de ferro que leva todas as câmeras que fotografam em 360º.
O sistema é lento, já que o acesso as áreas não é a coisa mais fácil do mundo e as fotos são pesadas para processar e disponibilizar no site, mas o Google diz que “em breve” teremos a Floresta Amazônica a um click!

A área protegida de Okavango-Zambeze, situada entre os territórios de Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue: Criam maior área protegida do mundo!


18/08/2011 - 17h06

Cinco países africanos criam maior área protegida do mundo



Atualizado às 17h18.
Cinco países da África Austral assinaram esta quinta-feira (18) em Luanda um tratado criando uma ampla zona protegida, de tamanho correspondente à metade da França, nas bacias dos rios Zambeze e Okavango, que tem por vocação se transformar em um paraíso do ecoturismo.
A área protegida de Okavango-Zambeze, situada entre os territórios de Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue, permitirá a ligação entre catorze parques nacionais e reservas naturais entre estes países e incluirá as cataratas Vitória e o delta do Okavango.
"É a maior zona protegida com vocação turística do mundo", afirmaram seus promotores, durante a assinatura do tratato, à margem de uma cúpula da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em Luanda.
O projeto tem por objetivo a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, o estímulo ao ecoturismo e o compartilhamento dos recursos da região.
A região é rica em espécies raras, especialmente leopardos, cães selvagens africanos, rinocerontes e antílopes negros. Também é habitada por cerca de 250 mil elefantes.
Maristela do Valle/Folhapress
Vista parcial das cataratas Vitória, uma das três maiores do mundo, na cidade de Victoria Falls, no Zimbábue
Vista parcial das cataratas Vitória, uma das três maiores do mundo, na cidade de Victoria Falls, no Zimbábue

Energia solar terá capacidade dobrada na China ainda em 2011


Energia solar terá capacidade dobrada na China ainda em 2011

http://eco4planet.uol.com.br/blog/2011/08/energia-solar-tera-capacidade-dobrada-na-china-ainda-em-2011/



Tem muita gente na China e muita gente gasta muita energia. Para gerar toda essa energia o governo chinês anunciou que irá dobrar sua capacidade solar para dois gigawatts até o fim de 2011. Nada mal se considerarmos que Itaipu gera 14GW.
Segundo o relatório divulgado no último sábado (13), até 2015 a energia solar deve custar o mesmo que a gerada por queima de carvão. Isso é muito bom já que a China sempre figura entre os maiores poluidores do Planeta justamente por se basearem na tradicional e fumacenta geração de energia por, adivinhe, queima de carvão.
O relatório do Instituto de Pesquisas Energéticas, desenvolvido pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, diz que em quatro anos o preço da energia solar deve ficar em 0,80 yuan (valor menor do que vinte centavos de Real) por quilowatt-hora.

El Parque Ecológico Lago de Texcoco no México: Será o maior parque urbano do mundo!




Read more: Texcoco Lake Ecological Park: Mexico City to Build the World's Largest Urban Park | Inhabitat - Green Design Will Save the World

Mulher é condenada a 2 anos de prisão por cortar uma árvore... Na Venezuela.


Mulher é condenada a 2 anos de prisão por cortar uma árvore

Postado em 18/08/2011 às 11h00

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3171


A árvore cortada ilegalmente pertencia a espécie Samanea saman (Leguminosae - Caesalpinioideae) - conhecida no Brasil como Árvore-de-Chuva l Foto: Hebu / Panoramio

Uma venezuelana foi condenada a dois anos de prisão pelo corte ilicito de uma árvore em extinção, informou o Procurador Geral da República Venezuelana, que pediu para a acusada a maior sentença nos termos da Lei de Manejo Florestal.
O promotor explicou em comunicado oficial que "o tribunal determinará a forma de execução da sentença" que será imposta a Ricardina Marquina Torres. A acusada terá que se apresentar a cada 15 dias para o juiz na jurisdição rural da cidade de Barinas, onde foi pega "em flagrante".
Segundo agências internacionais, o crime aconteceu em oito de outubro de 2009, quando agentes da Guarda Nacional de Meio Ambiente (Polícia Militar) surpreenderam a mulher cortando a árvore.
O 3° Tribunal de Controle de Barinas ditou a sentença depois que Marquina admitiu a responsabilidade pelo aproveitamento ilícito da árvore de espécie Samanea saman (conhecida no Brasil pelo nome popular de Árvore-de-chuva ou Chorona). A espécie tem seu corte proibido desde 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente da Venezuela.
Redação CicloVivo