Mulher é condenada a 2 anos de prisão por cortar uma árvore
Postado em 18/08/2011 às 11h00
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3171
A árvore cortada ilegalmente pertencia a espécie Samanea saman (Leguminosae - Caesalpinioideae) - conhecida no Brasil como Árvore-de-Chuva l Foto: Hebu / Panoramio
Uma venezuelana foi condenada a dois anos de prisão pelo corte ilicito de uma árvore em extinção, informou o Procurador Geral da República Venezuelana, que pediu para a acusada a maior sentença nos termos da Lei de Manejo Florestal.
O promotor explicou em comunicado oficial que "o tribunal determinará a forma de execução da sentença" que será imposta a Ricardina Marquina Torres. A acusada terá que se apresentar a cada 15 dias para o juiz na jurisdição rural da cidade de Barinas, onde foi pega "em flagrante".
Segundo agências internacionais, o crime aconteceu em oito de outubro de 2009, quando agentes da Guarda Nacional de Meio Ambiente (Polícia Militar) surpreenderam a mulher cortando a árvore.
O 3° Tribunal de Controle de Barinas ditou a sentença depois que Marquina admitiu a responsabilidade pelo aproveitamento ilícito da árvore de espécie Samanea saman (conhecida no Brasil pelo nome popular de Árvore-de-chuva ou Chorona). A espécie tem seu corte proibido desde 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente da Venezuela.
Redação CicloVivo