sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Acordo de Paris rompido, antes do novo presidente do Brasil assumir?

Acordo UE-Mercosul depende de Bolsonaro manter Acordo de Paris, diz Macron

fonte: https://exame.abril.com.br/economia/acordo-entre-ue-e-mercosul-depende-da-posicao-de-bolsonaro-diz-macron/



As afirmações de Macron foram feitas em uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da Argentina, Mauricio Macri

Presidente da França, Emmanuel Macron

Macron: a UE e o Mercosul negociam um acordo há quase 20 anos (Ricardo Ceppi/Getty Images

Buenos Aires – O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira, em Buenos Aires, que a possibilidade de seu governo apoiar o acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul depende da posição do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, sobre o Acordo Climático de Paris.
“Não podemos pedir aos agricultores e trabalhadores franceses que mudem seus hábitos de produção para liderar a transição ecológica e assinar acordos comerciais com países que não fazem o mesmo. Queremos acordos equilibrados”, disse Macron, sem citar diretamente as declarações contra o Acordo de Paris feitas por Bolsonaro.
As afirmações de Macron foram feitas em uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, após uma reunião entre os dois antes do início da cúpula do G20.
A UE e o Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, negociam o acordo com base em três pilares – o diálogo político, a cooperação e o livre-comércio – há quase 20 anos.
Ao contrário das dúvidas que mostrou em relação ao governo de Bolsonaro, Macron afirmou que pretende avançar nas relações com a Argentina, elogiando Macri por seguir um “rumo claro”. Além disso, ressaltou que a França apoiou o pedido de empréstimo de US$ 57 bilhões feito pela Casa Rosada ao Fundo Monetário Internacional (FMI) após grave crise cambial.
Além disso, Macron explicou que deseja criar um fórum econômico bilateral entre França e Argentina, para que empresas de médio porte dos dois países façam mais investimentos cruzados em setores como inovação e turismo.
Depois do encontro, os dois presidentes irão para a cidade de Tigre, no norte de Buenos Aires, para um lanche oficial.
Além de Macron, que chegou ontem à capital argentina, já estão na cidade o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong.
Sobre a cúpula do G20, Macron indicou que espera que triunfe na reunião o espírito de “diálogo e cooperação”. Além disso, o presidente francês destacou possuir uma relação “fácil e fluente” com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em temas como segurança e luta contra o terrorismo, mas pontuou que há “desacordos” nas discussões sobre comércio e o clima.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Parque Ecológico Imigrantes


São Bernardo assina acordo de cooperação para proteção 

do Parque Ecológico Imigrantes


 Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br
23 de Nov de 2018 Carla de Gragnani
Espaço está localizado no coração da Mata Atlântica e é o 1º do País a receber certificação internacional de construção sustentável

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quinta-feira (22/11), junto à Fundação Kunito Miyasaka (FKM), um termo de cooperação para desenvolvimento de ações ligadas à educação ambiental e proteção do Parque Ecológico Imigrantes (PEI), situado no quilômetro 34,5 da Rodovia dos Imigrantes, no bairro Curucutu. Com previsão de inauguração ainda neste ano, o espaço está localizado no coração da mata Atlântica e é o primeiro de todo o País a receber a certificação internacional de construção sustentável Aqua-HQE

Para valorizar este espaço, a Administração, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, se comprometeu em desenvolver plano para identificação das potencialidades do parque, assim como suas funções ecológicas. Na prática, a parceria prevê a promoção de ações ligadas à educação ambiental no parque, junto às crianças da rede, e o controle da ocupação irregular do entorno. O acordo estabelece ainda a elaboração de diagnóstico a respeito da identidade do lugar, apontando as potencialidades para a prática de segmentações turísticas (pedagógica, de natureza, rural e cultural). 

Um dos diferenciais do parque é sua acessibilidade. O local é um dos únicos do País com trajetos que facilitam a inclusão em atividades de ecoturismo, esportes e aventura. “Esta é uma parceria para o bem-estar dos moradores de São Bernardo. O ambiente permite que cadeirantes possam usufruir, como deveria ser em todos os demais lugares. Por isso estamos fazendo um grande esforço para inibir o crescimento desordenado, freando as ocupações irregulares, com um objetivo único de cuidar na nossa Mata Atlântica e da represa Billings”, destacou o prefeito Orlando Morando.

O evento também foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, pelo secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, José Gobbis Pagliuca, pelo presidente da FKM, Roberto Yoshihiro Nishio, pelo diretor da Fundação, Keizo Uehara, além de acadêmicos convidados, como a coordenadora do projeto Índice de Poluentes Hídricos (IPH), da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Marta Marcondes, vereadores e cadeirantes.

“Este parque é uma obra de quase dez anos de trabalho. Como presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, esta é minha forma de retribuir a recepção que a comunidade japonesa teve quando nossos pais chegaram aqui. Nosso sentimento é de gratidão por podermos oferecer este parque para o Brasil, principalmente para a cidade de São Bernardo”, pontuou Roberto Nishio.

PEI – O projeto do Parque Ecológico Imigrantes foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios ideais socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente. Entre as principais soluções de sustentabilidade está a escolha da madeira plástica para a construção da passarela elevada. O material possui alta resistência à umidade e exige baixa manutenção.

Além disso, o local possui um sistema fotovoltaico e eólico para backup de energia, com 3 horas de autonomia que alimenta a rede de energia e iluminação, inclusive a bomba d´água que irriga as áreas administrativas do parque e o lago. Tudo isso está em locais bastante visíveis para mostrar aos visitantes os sistemas de geração de energia movidos por fontes alternativas e limpas.



Conheça o Parque Ecológico Imigrantes

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ec1bCHFry_c
Publicado em 22 de nov de 2018

No Santa Receita da TV Aparecida, a repórter Abiane Souza foi conhecer as belezas naturais do Parque Ecológico Imigrantes. Confira!












Publicado em 11 de out de 2017
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=i6uBDihzu0s


O Parque Ecológico Imigrantes (PEI) é uma realização da Fundação Kunito Miyasaka e tem como principal objetivo preservar e educar por meio do conceito de desenvolvimento sustentável e da filosofia japonesa do Mottainai.

O PEI foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente.
Com projetos educativos e transformadores para promover uma nova maneira de se relacionar com a natureza.
Localizado no chamado Coração da Mata Atlântica, o parque tem uma área de 484 mil m² de mata preservada, dedicada a ampliar a compreensão do meio ambiente e sua importância por parte da sociedade.
Se considerarmos o estado de degradação da Mata Atlântica, sua biodiversidade e importância no contexto ambiental internacional, o Parque Ecológico Imigrantes assume um papel estratégico e importante no sentido de preservar e fornecer informações sobre este bioma tão relevante.






Parque Ecológico Imigrantes - Entrevistas



Publicado em 22 de out de 2018


s
CLIENTE: PARQUE ECOLÓGICO IMIGRANTE





Bill Gates apresenta o vaso sanitário ecológico seco










    imagem: AP

O fundador da Microsoft é uma das pessoas mais ricas do mundo. Mas Bill Gates tem um vasto trabalho envolvendo filantropia e também sustentabilidade. Sua mais recente iniciativa nesse sentido foi apresentada em Pequim, na China. Refere-se a um vaso sanitário capaz de transformar dejetos humanos em fertilizantes.
O equipamento foi financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e levou anos até ser completamente desenvolvido, com peças fabricada em diversos países. Ele trabalha sem água e sem esgoto, e ainda, separa os dejetos sólidos dos líquidos.
“O vaso sanitário atual simplesmente manda os dejetos embora na água, enquanto esses vasos sanitários não têm o esgoto”, explicou o ex-executivo da Microsoft em entrevista à Reuters. “Eles recebem os dejetos líquidos e sólidos e fazem um trabalho químico neles, o que inclui queimá-los na maioria dos casos.” Completou Gates.

Durante o evento realizado na China, Bill Gates confirmou que unidades do vaso já podem ser comercializadas, mas não deu maiores detalhes sobre quando exatamente começam as suas vendas nem mesmo em que locais do mundo elas serão disponibilizadas e muito menos preço.
Alguns destes vasos sanitários já estão sendo testados na cidade sul-africana de Durban, onde também estão sendo iniciados outros modelos alimentados por energia solar, explicou Gates em um vídeo na sua conta oficial no Twitter.
A rápida expansão destes novos produtos e sistemas de saneamento que não necessitam se conectar a nenhuma rede poderiam reduzir drasticamente o número de mortes e o impacto da falta de higiene na saúde da população nos países mais pobres, acrescentou Gates.
De acordo com os últimos dados da ONU, 60% da população mundial não contam com instalações sanitárias adequadas e quase 900 milhões de pessoas no planeta se veem obrigadas a defecar ao ar livre por não ter acesso a um banheiro.
O mais provável é que a Fundação Bill e Melinda Gates busque parcerias para levar o produto até regiões do planeta com acesso escasso à água e sem saneamento básico.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD