quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Parque Ecológico Imigrantes


São Bernardo assina acordo de cooperação para proteção 

do Parque Ecológico Imigrantes


 Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br
23 de Nov de 2018 Carla de Gragnani
Espaço está localizado no coração da Mata Atlântica e é o 1º do País a receber certificação internacional de construção sustentável

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quinta-feira (22/11), junto à Fundação Kunito Miyasaka (FKM), um termo de cooperação para desenvolvimento de ações ligadas à educação ambiental e proteção do Parque Ecológico Imigrantes (PEI), situado no quilômetro 34,5 da Rodovia dos Imigrantes, no bairro Curucutu. Com previsão de inauguração ainda neste ano, o espaço está localizado no coração da mata Atlântica e é o primeiro de todo o País a receber a certificação internacional de construção sustentável Aqua-HQE

Para valorizar este espaço, a Administração, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, se comprometeu em desenvolver plano para identificação das potencialidades do parque, assim como suas funções ecológicas. Na prática, a parceria prevê a promoção de ações ligadas à educação ambiental no parque, junto às crianças da rede, e o controle da ocupação irregular do entorno. O acordo estabelece ainda a elaboração de diagnóstico a respeito da identidade do lugar, apontando as potencialidades para a prática de segmentações turísticas (pedagógica, de natureza, rural e cultural). 

Um dos diferenciais do parque é sua acessibilidade. O local é um dos únicos do País com trajetos que facilitam a inclusão em atividades de ecoturismo, esportes e aventura. “Esta é uma parceria para o bem-estar dos moradores de São Bernardo. O ambiente permite que cadeirantes possam usufruir, como deveria ser em todos os demais lugares. Por isso estamos fazendo um grande esforço para inibir o crescimento desordenado, freando as ocupações irregulares, com um objetivo único de cuidar na nossa Mata Atlântica e da represa Billings”, destacou o prefeito Orlando Morando.

O evento também foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, pelo secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, José Gobbis Pagliuca, pelo presidente da FKM, Roberto Yoshihiro Nishio, pelo diretor da Fundação, Keizo Uehara, além de acadêmicos convidados, como a coordenadora do projeto Índice de Poluentes Hídricos (IPH), da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Marta Marcondes, vereadores e cadeirantes.

“Este parque é uma obra de quase dez anos de trabalho. Como presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, esta é minha forma de retribuir a recepção que a comunidade japonesa teve quando nossos pais chegaram aqui. Nosso sentimento é de gratidão por podermos oferecer este parque para o Brasil, principalmente para a cidade de São Bernardo”, pontuou Roberto Nishio.

PEI – O projeto do Parque Ecológico Imigrantes foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios ideais socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente. Entre as principais soluções de sustentabilidade está a escolha da madeira plástica para a construção da passarela elevada. O material possui alta resistência à umidade e exige baixa manutenção.

Além disso, o local possui um sistema fotovoltaico e eólico para backup de energia, com 3 horas de autonomia que alimenta a rede de energia e iluminação, inclusive a bomba d´água que irriga as áreas administrativas do parque e o lago. Tudo isso está em locais bastante visíveis para mostrar aos visitantes os sistemas de geração de energia movidos por fontes alternativas e limpas.



Conheça o Parque Ecológico Imigrantes

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ec1bCHFry_c
Publicado em 22 de nov de 2018

No Santa Receita da TV Aparecida, a repórter Abiane Souza foi conhecer as belezas naturais do Parque Ecológico Imigrantes. Confira!












Publicado em 11 de out de 2017
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=i6uBDihzu0s


O Parque Ecológico Imigrantes (PEI) é uma realização da Fundação Kunito Miyasaka e tem como principal objetivo preservar e educar por meio do conceito de desenvolvimento sustentável e da filosofia japonesa do Mottainai.

O PEI foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente.
Com projetos educativos e transformadores para promover uma nova maneira de se relacionar com a natureza.
Localizado no chamado Coração da Mata Atlântica, o parque tem uma área de 484 mil m² de mata preservada, dedicada a ampliar a compreensão do meio ambiente e sua importância por parte da sociedade.
Se considerarmos o estado de degradação da Mata Atlântica, sua biodiversidade e importância no contexto ambiental internacional, o Parque Ecológico Imigrantes assume um papel estratégico e importante no sentido de preservar e fornecer informações sobre este bioma tão relevante.






Parque Ecológico Imigrantes - Entrevistas



Publicado em 22 de out de 2018


s
CLIENTE: PARQUE ECOLÓGICO IMIGRANTE