SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS DE SERVIÇOS COM FOCO EM CONSULTORIAS ESTRATÉGICAS: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
O homem buscou sempre avançar, tanto nas técnicas como em sua própria essência, como ser dentro da sociedade. Hoje é possível observar que o coletivo foi deixado um pouco de lado em prol das grandes vantagens que as técnicas e a tecnologia oferecem. O planeta, então, se encontra em crise. A crise da sobrevivência, da incerteza do amanhã. Um dos assuntos mais comentados é, sem dúvida, a sustentabilidade. E o que se entende por sustentabilidade? Resumidamente, o conceito de sustentabilidade significa uma forma de progresso que atende às necessidades econômicas, sociais e ambientais do presente, sem comprometer as gerações futuras de quaisquer dessas demandas.
E nesse mundo em crise e constantemente se questionando sobre o amanhã, qual o papel das empresas? As indústrias têm, nos últimos anos, agido de forma eficaz no combate aos seus impactos ambientais e sociais, estruturando programas de diminuição de impacto e melhoria na qualidade de vida das comunidades em seu entorno. Além de um benefício para o meio ambiente e para a sociedade, ser sustentável se tornou um forte diferencial estratégico das empresas e uma forte alavanca para o aumento da lucratividade, tal como observado em empresas que passaram a agir de forma sustentável. E as empresas de consultoria, conseguem ter o mesmo impacto sustentável na sociedade e na natureza? Talvez, no pé ambiental, a possibilidade de ganhos ambientais seja pequena, já que os impactos não são grandes. Isso abre espaço para estas empresas atuarem com programas de responsabilidade social, os quais serão detalhados ao longo deste trabalho.
O estudo foi conduzido a partir do levantamento da literatura sobre desenvolvimento sustentável e seus diversos conceitos, analisando as melhores práticas de programas sociais das consultorias e empresas de serviços e, por fim, fazendo pesquisas para entendimento da percepção das pessoas sobre este assunto.
E nesse mundo em crise e constantemente se questionando sobre o amanhã, qual o papel das empresas? As indústrias têm, nos últimos anos, agido de forma eficaz no combate aos seus impactos ambientais e sociais, estruturando programas de diminuição de impacto e melhoria na qualidade de vida das comunidades em seu entorno. Além de um benefício para o meio ambiente e para a sociedade, ser sustentável se tornou um forte diferencial estratégico das empresas e uma forte alavanca para o aumento da lucratividade, tal como observado em empresas que passaram a agir de forma sustentável. E as empresas de consultoria, conseguem ter o mesmo impacto sustentável na sociedade e na natureza? Talvez, no pé ambiental, a possibilidade de ganhos ambientais seja pequena, já que os impactos não são grandes. Isso abre espaço para estas empresas atuarem com programas de responsabilidade social, os quais serão detalhados ao longo deste trabalho.
O estudo foi conduzido a partir do levantamento da literatura sobre desenvolvimento sustentável e seus diversos conceitos, analisando as melhores práticas de programas sociais das consultorias e empresas de serviços e, por fim, fazendo pesquisas para entendimento da percepção das pessoas sobre este assunto.
Autor: PEDRO HENRIQUE CHAVES CONSULIN
Palavras-chave em portugues: Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Empresas de Consultoria, Setor de Serviços
Orientador: João Amato Neto
Data de Defesa: 20130626