sábado, 25 de agosto de 2012

Unidade de Polícia Ambiental completa uma semana no Parque da Pedra Branca


Unidade de Polícia Ambiental completa uma semana no Parque da Pedra Branca

Com uma semana de operação, a Unidade de Polícia Ambiental (Upam) do Parque Estadual da Pedra Branca já recolheu 19 cavalos, apreendeu 14 armas e farto material de caça, além de munição de diversos calibres. Nesta quinta-feira (23), um foco de incêndio na vertente Catonho do parque foi controlado, graças à ação de parte dos 38 homens da Upam e de guardas-parque. Na operação, um homem foi preso.
- A Upam está funcionando muito bem. Ela promove segurança e valoriza o ecoturismo. Com a unidade, poderemos aumentar expressivamente o número de visitantes do parque, que ocupa 10% do território do município - disse o coronel José Maurício Padrone, chefe da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, da Secretaria do Ambiente.
De acordo com o administrador do parque, Alexandre Pedroso, os maiores problemas enfrentados na unidade são construções irregulares, caça predatória, tráfico de drogas, atuação de motociclistas, cultivo de plantas indevidas e criação irregular de animais.- Com a Upam, a fiscalização é muito mais intensa, permitindo não apenas coibir, mas prevenir todo tipo de crime, seja ambiental ou não - afirmou Pedroso.
Com 12,5 mil hectares (o equivalente a três Parques Nacionais da Tijuca), o Parque da Pedra Branca já teve seu plano de manejo entregue ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a previsão é de que seja aprovado até o fim do ano. O documento ajudará o Estado a ter maior controle sobre o território e balizará ações e investimentos.
Além disso, a partir de janeiro de 2013, o Inea vai destinar mais 25 guarda-parques à unidade, que já conta com 20 bombeiros-militares. Outra iniciativa é a confecção de um novo guia para as cerca de 30 trilhas do parque, que deve ficar pronto até janeiro de 2013 e ficará disponível também para download gratuito no site do Inea.
Todas as melhorias que estão sendo feitas na unidade pelo Governo do Estado visam também a atender ao aumento de público que ocorrerá devido aos grandes eventos esportivos internacionais que vão ser realizados no Rio, nos próximos anos.
- Nosso objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos de 2016 com todas as áreas do parque devidamente recuperadas - disse o administrador.