22/05/2012 - 11h17
Limpeza de lagos em parques de São Paulo é considerada malfeita
O TCM (Tribunal de contas do Município) aponta que a limpeza dos lagos dos parques do Ibirapuera, da Aclimação e do Carmo, em São Paulo, "tem graves omissões e deficiências". Nos três casos os índices de coliformes fecais estão acima dos indicados pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
A informação é da reportagem de Eduardo Geraque publicada na edição desta terça-feira da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
O relatório também mostra a inexistência de contratos específicos para os serviços de limpeza e manutenção dos três lagos avaliados. Com isso, o documento aprovado pelo TCM pede a melhoria na sinalização dos problemas de poluição aos usuários dos parques.
De acordo com a prefeitura, ela monitora os lagos da cidade todo o mês. E, diante dos resultados, deflagra uma série de ações, tanto do ponto de vista de obras civis quanto do desenvolvimento de planos de manejo e intervenções ambientais em geral.
Joel Silva/Folhapress | ||
Lago da Aclimação, que teve a limpeza apontada como malfeita, assim como o Ibirapuera e parque do Carmo |
.........................................................................
QUER SABER MAIS A RESPEITO DE GERENCIAMENTO DE LAGOS?
Consulte:
http://www.ilec.or.jp/eg/pubs/guideline/index.html
Guidelines of Lake Management
PDF ONLINE VEISION (Free Download)
Copyright by the International Lake Environment Committee and the United Nations Environment Programme.