sexta-feira, 6 de abril de 2012

Materiais: união da estética, eficiência e economia


A avaliação do potencial e a consequente escolha baseada em critérios sustentáveis pode ser uma tarefa complexa que exige o desdobramento de todo o ciclo de produção, aplicação e uso do material de construção.
materiais-uniao-estetica-01
Para efeito de análise, os critérios de avaliação de materiais sustentáveis podem ser reunidos em sete categorias: natureza do insumo, impacto ambiental direto, energia incorporada, ciclo de vida, função social, custos e propriedades bioclimáticas.
materiais-uniao-estetica-02-P
Uma maneira prática de se obter uma avaliação criteriosa da escolha do material para a aplicação no projeto sustentável é por intermédio de uma matriz de avaliação de materiais.

Matriz de avaliação de materiais

Uma matriz é uma representação gráfica bidimensional que auxilia na avaliação quantitativa de qualquer fenômeno e nela são relacionados os elementos e suas propriedades. Na avaliação da matriz, são estabelecidos os quesitos que são os itens a serem avaliados, que podem ser os itens ambientais ou outros de escolha do avaliador. Para a avaliação, são estabelecidos dois critérios: a pontuação e o peso. O valor final da avaliação é o somatório de todos os valores dos quesitos (após a multiplicação da pontuação pelo peso) e dá a posição relativa do material em comparação aos outros materiais estudados.

Fonte:

Cartilha “Edifícios Públicos Sustentáveis” – Programa Senado Verde do Senado Federal