quarta-feira, 25 de abril de 2012

Governo vai criar novas UCs para proteger a Caatinga em PE


23 de abril de 2012 12h07

 http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/noticias/0,,OI5734660-EI18949,00.html

Pernambuco vai ganhar novas unidades de conservação. O objetivo é ampliar as condições de preservação da Caatinga, um bioma sob forte ameaça que ocupa 850 quilômetros quadrados do território nacional e sustenta a economia da região do nordeste.

Para discutir as novas unidades, o Ministério do Meio Ambiente realiza hoje, em Petrolina, uma oficina e reúne inúmeros especialistas.

Segundo o engenheiro florestal da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Barreto Campelo, é importante a conservação da Caatinga, uma vez que ela vem prestando serviços ambientais, proporcionando renda e atendendo à matriz energética do Nordeste. "Estamos vivenciando as preocupações das mudanças climáticas, todos procurando alternativas e clamando por modelos sustentáveis", diz Campello.

Algumas parcerias estão sendo desenvolvidas com os Estados para implantação de unidades de conservação estaduais. "Os processos foram agilizados e os primeiros resultados concretos já aparecem, como a criação neste ano do Parque Estadual da Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, Pernambuco", diz o engenheiro florestal. Há, ainda, a destinação de recursos estaduais para criação de unidades no Ceará.