domingo, 28 de agosto de 2011

Na segunda-feira, dia 29, se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo


São José dos Pinhais

Município vai ampliar política antitabagista

Na segunda-feira se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo

27/08/11 às 15:02 | Da Edação Bem Paraná com assessoria PMSJP

Técnicos da Prefeitura distribuem panfletos explicando os males do 
cigarro (foto: Silvio Ramos/PMSJP)
A Prefeitura de São José dos Pinhais desenvolve uma série de ações de combate ao tabagismo. As equipes de Vigilância em Saúde do município fazem trabalho de orientação e educação continuada com técnicos de segurança nas empresas e estabelecimentos da cidade. Além disso, fiscalizam também da Lei Anti-Fumo, que vigora no Estado desde novembro de 2010 e proíbe os fumantes de consumirem cigarros em locais fechados total ou parcialmente. A Prefeitura utiliza ainda cartazes e folderes informativos em locais de grande fluxo para orientação da população. Nesta segunda-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
De acordo com a médica infectologista e epidemiologista Ciane Mackert da Prefeitura de São José dos Pinhais, algumas unidades de saúde da cidade já implantaram o programa do Ministério da Saúde “Deixando de fumar sem mistérios”, que consiste em quatro sessões de orientação em grupo e consultas individuais com profissionais do setor. “O paciente que procura a unidade de saúde relatando a vontade de parar de fumar é encaminhado para o cadastro imediatamente e incorporado no grupo”, explica.
A médica conta que existem mais ações previstas para serem iniciadas em São José dos Pinhais. “A Prefeitura tem investido em programas de prevenção ao tabagismo e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde irá capacitar um grupo multiplicador deste projeto a fim de implantá-lo em toda a rede pública da cidade”, destaca.
Em nove anos (1996 a 2005) foram registradas mais de 1 milhão de hospitalizações atribuídas ao cigarro no Brasil; o que significa um gasto aproximado de meio bilhão de dólares. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde divulgada em abril deste ano a porcentagem de fumantes no país caiu de 16,2% para 15,1% nos últimos quatro anos.