27/08/2011 08h45 - Atualizado em 27/08/2011 10h26 
Sustentabilidade é a palavra de ordem para Olimpíadas do Rio em 2016
Organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro lidam com o desafio de melhorar a cidade sem agredir a natureza
Desenvolver econômica ou materialmente sem agredir o meio ambiente e usar  recursos naturais de maneira inteligente. A sustentabilidade está em alta e é a  palavra de ordem para as Olimpíadas do Rio em 2016. Das obras que já estão em  andamento, por exemplo, o asfalto vem sendo reaproveitado, e rochas de  escavações de túnel estão sendo usadas em obras de duplicação. Da implosão no  Sambódromo, 60 mil toneladas de entulho serão reutilizados. E assim, o Rio vai  fazendo a sua parte para causar o mínimo de impacto possível na natureza.  (assista ao vídeo acima)
- A fonte de energia do Rio e, portanto, dos Jogos, é basicamente de  hidroeletricidade, um pouquinho nuclear de Angra também. Enquanto a energia que  move Londres e moverá a cidade durante os Jogos é de usinas a carvão, petróleo,  muito poluidoras e que aquecem o planeta - explicou Sérgio Besserman, presidente  da Câmara de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro.
A poluição de lagoas, como a da Tijuca, é um dos principais problemas dentro  da cidade. Melhorando questões como essa é que o turismo pode crescer ainda mais  depois que os Jogos acabarem.
- Você tem um potencial ambiental e, portanto, ecoturístico gigantesco. Mas  esse potencial está sendo completamente neutralizado, degradado, em virtude do  abandono da região - disse o biólogo Mário Moscatelli, que participa do para a  limpeza da Lagoa da Tijuca.
Nesta sexta-feira, o presidente do Comitê de Organização dos Jogos, Carlos  Artur Nuzman, esteve presente na assinatura da prorrogação de contrato entre  Comitê Olímpico Internacional e uma empresa de energia. Mais um investimento que  trará benefícios para a cidade.
- São várias obras e ações de infraestrutura, de serviços públicos num espaço  de tempo pequeno. Menor do que realmente teria ao longo dos projetos que levam  décadas a serem efetivados e estão sendo traduzidos por um tempo de sete anos. O  Rio de Janeiro será o maior exemplo de transformação de uma cidade por conta dos  Jogos Olímpicos. Vai bater todos os recordes das outras cidades - comemorou  Nuzman.
 
